Topo

Cruzeiro evita vexame e avança na Libertadores como líder do grupo 3

21/04/2015 22h27

Belo Horizonte, 21 abr (EFE).- O fantasma da eliminação tentou se vestir com o alaranjado do uniforme do Universitario de Sucre nesta terça-feira no Mineirão, mas foi exorcizado pelo Cruzeiro, que derrotou a equipe boliviana por 2 a 0 e se classificou para as oitavas de final da Taça Libertadores com o primeiro lugar do grupo 3.

A Raposa entrou em campo obrigada a vencer para não depender do resultado do jogo entre Mineros de Guayana e Huracán, na Venezuela. No entanto, o time de Belo Horizonte não se limitou a jogar com o regulamento e, com gols de Willian e Léo, garantiu não só a vaga, mas a primeira posição, com 11 pontos, que lhe permite decidir em casa nas oitavas.

O Universitario parou nos nove pontos, mas também avançou, já que o Huracán, que tinha sete, perdeu por 3 a 0 para o Mineros, que já estava eliminado, e ficou fora do mata-mata.

Derrubado nas semifinais do Campeonato Mineiro com uma derrota de virada para o rival Atlético no último domingo, o Cruzeiro deu a volta por cima em pouco mais de 48 horas e agora espera a definição das outras chaves, que acontecerá nesta quarta, para conhecer o próximo adversário no torneio continental. Se a fase de grupos terminasse hoje, o adversário seria o Colo-Colo.

Desgastada depois da eliminação no estadual, a Raposa teve três desfalques. O zagueiro Paulo André cumpriu suspensão, enquanto o meia-atacante Alisson e o atacante Leandro Damião foram vetados pelo departamento médico. Os substitutos foram Manuel, Marquinhos e Henrique Dourado, respectivamente.

Por outro lado, o técnico Marcelo Oliveira contou com as voltas de Mayke, titular da lateral direita, e Mena, que disputa posição na esquerda com Fabrício, que não pode ser inscrito na Libertadores por já ter defendido o Internacional na competição.

O jogo começou com uma tentativa ousada do Universitario com um chute do meio de campo logo após o apito inicial. Mas, atento, Fábio não foi ameaçado. Apesar da tentativa logo nos primeiros segundos, o time visitante ameaçou poucas vezes depois disso.

Motor do Cruzeiro abrindo pelas pontas, De Arrascaeta apareceu pela esquerda aos cinco minutos e procurou Willian dentro da área, mas Flores se antecipou e fez o corte.

Dono das principais oportunidades da etapa inicial, Willian apareceu novamente aos 13. Mena levantou para Dourado, o 'Bigode' ficou com a sobra e tentou encher o pé, mas pegou mal e facilitou o trabalho do goleiro Olivares. Quatro minutos depois, Marquinhos cruzou por baixo e o camisa 25 se esticou todo no carrinho, mas não conseguiu desviar para a rede.

Aos poucos, o domínio da Raposa foi se transformando em pressão. De Arrascaeta desta vez escapou pela direita e buscou Dourado no chuveirinho, aos 23. A bola tomou a direção do gol e ia entrando, mas Fillipetto cortou de cabeça em cima da linha.

A mina de ouro estava na direita, e Mayke teve espaço para colocar a bola na área por baixo mais uma vez aos 31 minutos. Willian tentou de novo, mas mais uma vez seu esforço para alcançar foi em vão.

Na bola parada, em cobrança de falta, o Universitario enfim voltou a incomodar aos 36, com De La Cuesta. O meia soltou a bomba de média distância e tirou tinta do travessão.

Um minuto depois, porém, Willian teve seu esforço coroado com gol. Mayke cruzou com açúcar e afeto para o atacante, que apareceu por trás da zaga na segunda trave, dominou e chutou forte no canto esquerdo, tirando de Olivares.

Em vantagem, o atual bicampeão brasileiro não voltou do vestiário imprimindo um ritmo intenso, mas ao menos se mostrava atento na defesa. Logo aos cinco minutos, Cuéllar cruzou fechado para Ballivián, que desviou no primeiro pau. Fábio pegou firme.

Para evitar qualquer risco e selar a classificação com a primeira posição do grupo, o Cruzeiro marcou o segundo aos 11 minutos. Marquinhos bateu escanteio da direita, Léo subiu como quis na linha da pequena área e, livre, testou firme no canto direito.

Em um primeiro momento, os donos da casa continuaram atacando, como aos 14, quando Marquinhos mandou para a área, Filippetto cortou e Willian brigou, sem sucesso, pelo rebote. Após isso, porém, a partida esfriou.

Em muito de tempo de trocas de passe sem objetividade e lentidão, Marquinhos fez bom lançamento para Mayke partir em velocidade pela direita, aos 24, mas, quando iria invadir a área, o lateral foi parado por Flores.

As duas últimas grandes tentativas dos cruzeirenses de ampliar foram em chutes de longe, mas nenhuma foi bem sucedida. Aos 34, De Arrascaeta recebeu de Mayke no meio e chutou para fora. Na sequência, aos 37, Gabriel Xavier, que entrara na vaga de Willian, fez fila na defesa do Universitario e mandou um foguete que parou em Olivares.



Ficha técnica:.

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Léo, Manoel e Mena; Willians, Henrique (Eurico), De Arrascaeta e Marquinhos; Willian (Gabriel Xavier) e Henrique Dourado (Joel). Técnico: Marcelo de Oliveira.

Universitario de Sucre: Olivares; Ballivián, Fillipetto, Ignacio González e Flores; Ribera, Silvestre, De la Cuesta e Cuéllar; Suárez (Saucedo) e Castro (Bejarano). Técnico: Julio César Baldivieso.

Árbitro: Roddy Zambrano (Equador), auxiliado pelos compatriotas Byron Romero e Luis Vera.

Cartões amarelos: Léo (Cruzeiro); Olivares e Ignacio González (Universitaro).

Gols: Willian e Léo (Cruzeiro).

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte.