Topo

Sorteio da Liga dos Campeões define semifinais da competição

24/04/2015 10h00

Redação Central, 24 abr (EFE).- O sorteio das semifinais da Liga dos Campeões 2014-1205, realizado nesta sexta-feira na sede da Uefa em Nyon (Suíça), colocou o Real Madrid contra a Juventus e o retorno a casa de Pep Guardiola, o técnico mais vencedor da história do Barcelona, que vai medir forças contra o Bayern de Munique.

Com a final de Amsterdã na lembrança e o gol do montenegrino Pedja Mijatovic para a história do Real Madrid, a reedição da final entre ambos será reeditado, com jogo de ida em Turim em 5 de maio e de volta no estádio Santiago Bernabéu no dia 13.

Após superar as baixas de quatro titulares nas quartas de final com sabor de final contra o Atlético de Madrid, a equipe treinada pelo italiano Carlo Ancelotti encara uma primeira quinzena de maio na qual joga todas suas cartas para conquistar um título grande na temporada.

Em 11 dias quatro partidas decisivas. A eliminatória contra a Juventus chega entre a visita ao Sevilla no Sánchez Pizjuán e o jogo contra o Valencia no Santiago Bernabéu.

O Real Madrid terá a oportunidade de decidir a eliminatória jogando em seu estádio e repetir o ambiente da noite mágica contra o Atlético de Madrid.

Ancelotti terá de volta o brasileiro Marcelo, o galês Gareth Bale e o francês Karim Benzema. Dependendo de como evoluir poderia estar pronto para a partida de volta o motor da equipe, o croata Luka Modric.

Na mesma situação está o líder da Juventus, o francês Paul Pogba, que tenta chegar a um dos jogos, após lesionar a coxa direita no dia 19 de março. Com o título do Campeonato Italiano no bolso, com 15 pontos de vantagem sobre a Lazio, o técnico Massimiliano Allegri poderá fazer rotações e se concentrar nas semifinais da Liga dos Campeões.

Será a chance de Álvaro Morata jogar contra seu ex-clube. Cansado de esperar oportunidades, ter poucos minutos e menos comunicação com Ancelotti, decidiu pôr fim a sua etapa no Real. Sua aposta lhe caiu bem, pois é titular no ataque do Juventus junto com o argentino Carlos Tévez.

O histórico de confrontos entre os clubes mostram máxima igualdade: oito vitórias do Real Madrid, um empate e sete vitórias da Juventus, que marcou dois gols mais que o time espanhol (18 contra 16). Em eliminatórias se cruzaram em cinco ocasiões, com dois triunfos do Real (1961-1962 e 1986-1987) e três italianos mais recentes (1995-1996, 2002-2003 e 2004-2005).

Ao Camp Nou, no dia 6 de maio, retorna Pep Guardiola, o técnico que marcou uma época e levou o Barcelona à máxima conquista em uma temporada com seis títulos. Assinou 14 de 19 possíveis para marcar um ciclo irrepetível. Ele enfrentará o amigo Luis Enrique em um grande duelo do futebol europeu.

O primeiro jogo será em Barcelona, que chega com a confiança dos gols marcados pelo seu trio de ataque (Messi-Neymar-Luis Suárez) e após ter eliminado o Paris Saint-Germain nas quartas e o Manchester City nas oitavas. O caminho da equipe espanhola é bastante tortuoso. Entre a eliminatória joga pelo Espanhol contra Córdoba e Real Sociedad.

Na memória de todos está o último cruzamento entre as duas equipes, nas semifinais de duas edições atrás, com 7 a 0 a favor do time alemão. O balanço de confrontos mostra apenas uma vitória para o Barcelona em oito partidas, com dois empates e cinco derrotas, nove gols a favor e 15 contra.

O Bayern chega para a semifinal sem o francês Frank Ribery, sem Javi Martínez nem Basdtuber, mas recuperando jogadores importantes como Alaba, Benatia, Arjen Robben e Bastian Schweinsteiger. Sem eles perdeu para o Porto, mas no jogo de volta se redimiu com um 6 a 1 no Allianz Arena.

O grande desafio de Guardiola, comandar o todo-poderoso Bayern para dominar a Europa com um novo estilo, terá a dose sentimental de enfrentar a equipe de seu coração e das melhores lembranças de sua carreira.

A final da Liga dos Campeões será disputada no estádio Olímpico de Berlim no dia 6 de junho.