Topo

River e Boca fazem primeiro "Superclássico" por vaga nas quartas de final

06/05/2015 13h30

Buenos Aires, 6 mai (EFE).- Com trajetórias distintas na fase de grupos da Taça Libertadores, River Plate e Boca Juniors começam nesta quinta-feira às 21h (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Núñez, a disputa por uma vaga nas quartas de final.

O time comandado pelo técnico Marcelo Gallardo tenta dar a volta por cima, depois de seis primeiros jogos de muita irregularidade, e da derrota sofrida no domingo diante do maior rival, mas em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Argentino.

Os 'Xeneizes', por outro lado, tentarão manter o aproveitamento de 100% na competição continental. Além disso, a equipe quer manter o bom retrospecto sobre os 'Millonarios' na Libertadores, em que venceram dez vezes, empataram seis e perderam outras seis em 22 confrontos.

Apesar do número elevado de duelos, Boca e River só se encararam duas vezes em fases eliminatórias, ambas com o time azul e amarelo avançando. A primeira foi nas quartas de final de 2000, e a segunda nas semifinais de 2004, que acabou decidida nos pênaltis.

Até aqui, a equipe comandada pelo ex-lateral-esquerdo Rodolfo Arruabarrena entrou em campo seis vezes e venceu todas, ficando com o primeiro lugar no ranking de líderes. Com isso, obteve o direito de decidir em casa todas as fases, caso avance na competição.

Para o jogo desta quinta-feira, o comandante do Boca deve fazer sete mudanças com relação ao time que venceu o clássico de domingo por 2 a 0, com gols de Cristian Pavón e Pablo Pérez, ambos jogadores que saíram do banco para marcar, no segundo tempo.

Os dois artilheiros deverão entrar em campo contra o River, mas como titulares. O goleiro Agustín Oríon, um dos volantes entre Cristian Meli ou Andrés Cubas e o meia Federico Carrizo serão mantidos. Por outro lado, voltarão atletas mais experientes como Cata Díaz, Fernando Gago, e peças importantes como Nicolás Colazo e Jonathan Calleri.

No River, Marcelo Gallardo pode lançar uma formação muito diferente das que utilizou nesta temporada, com dois meias mais defensivo Marcelo Kranevitter e Leonardo Ponzio, com o segundo ganhando a vaga de Ariel Rojas.

A segunda dúvida é no setor de armação do meio, com Leonardo Pisculichi e Gonzalo Martínez disputando a posição de titular, para ter a incumbência de municiar a dupla de ataque formada por Teo Gutiérrez e Rodrigo Mora.

Depois do confronto desta quinta-feira no Monumental de Núñez, os dois arquirrivais voltarão a se encontrar exatamente uma semana depois, para a disputa do jogo de volta, no estádio La Bombonera.

O vencedor do confronto entre Boca Juniors e River Plate encarará quem avançar do duelo entre Cruzeiro e São Paulo.



Prováveis escalações.

River Plate: Barovero; Mammana, Maidana, Funes Mori e Vangioni; Sánchez, Kranevitter, Rojas (ou Ponzio) e Pisculichi (ou Martínez); Gutiérrez e Mora. Técnico: Marcelo Gallardo.

Boca Juniors: Orión; Marín, Díaz, Torsiglieri e Colazo; Meli (ou Cubas), Gago e Pérez; Carrizo; Calleri e Pavón. Técnico: Rodolfo Arruabarrena.

Árbitro: Germán Delfino (Argentina), auxiliado pelos compatriotas Ernesto Uziga e Gustavo Rossi.

Estádio: Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina).