Topo

Mundial de Basquete terá 32 equipes e nova fórmula de classificação

22/05/2015 22h58

Guayaquil (Equador), 22 mai (EFE).- O presidente da Federação Internacional de Basquete (Fiba), Horacio Muratore, afirmou nesta sexta-feira que o próximo Mundial de Basquete terá 32 equipes - oito a mais do que a última edição - e nova fórmula de classificação semelhante à usada pela Fifa para a Copa do Mundo.

"Após três anos de trabalho, projetamos um sistema mais ou menos parecido com o futebol, com uma eliminatória maior, de dois anos, não apenas uma competição de 15 dias. A ideia é que a classificação para o Mundial de 2019 comece em novembro de 2017 e termine em fevereiro de 2019", afirmou o dirigente.

Muratore também revelou que China ou Filipinas disputam quem será a sede do próximo Mundial. A escolha será feita nos dias 7, 8 e 9 de agosto, durante reunião do comitê central da Fiba em Tóquio.

O presidente da entidade máxima do basquete explicou que a Fiba irá criar janelas esportivas semelhantes às da Fifa para que as seleções possam convocar os atletas para a disputa das eliminatórias.

"Com o antigo sistema, sempre tínhamos 35 ou 40 equipes dos nossos 215 filiados jogando permanentemente competições de alto nível. Os demais não tinham possibilidades de fazer isso", afirmou Muratore.

O novo sistema prevê confrontos em dois turnos entre mais de 140 seleções, que começarão a disputar uma vaga no Mundial em novembro de 2017, indicou o presidente da Fifa.

"Nessas janelas esportivas vamos começar a realizar partidas com equipes jogando em casa e como visitantes, criando uma maior expectativa e desenvolvendo o basquete no mundo", explicou.

Além da ampliação de 24 para 32 equipes no Mundial, a Fiba pretende organizar a competição entre a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos para evitar coincidência de datas.

Muratore está no Equador reunido com diretores da Fiba e da Associação de Basquete Sul-Americano (Abasu) para um congresso que está sendo realizado exatamente para explicar o novo sistema de classificação para os próximos mundiais.