Topo

Rafael Moura repete Gabiru, e Inter vai às semifinais da Libertadores

27/05/2015 21h36

Porto Alegre, 27 mai (EFE).- Criticado por boa parte da torcida colorada, o atacante Rafael Moura saiu do banco de reservas para marcar o gol da vitória do Internacional sobre o Independiente Santa Fé por 2 a 0 no estádio Beira-Rio nesta quarta-feira e classificar a equipe de Porto Alegre para as semifinais da Taça Libertadores.

Derrotado na Colômbia por 1 a 0 em jogo de ida na semana passada, o Inter conseguiu marcar um gol logo no começo do duelo em casa, com Juan, e ia devolvendo o placar de Bogotá, o que levava a decisão do confronto para os pênaltis.

Foi então que brilhou a estrela de Rafael Moura, que marcou de cabeça nos instantes finais e fez lembrar Adriano Gabiru. Muitas vezes alvo da ira dos torcedores, o meia foi quem balançou a rede no triunfo sobre o Barcelona na decisão do Mundial de Clubes de 2006.

Com a classificação do Colorado, o Brasil volta a ter um representante nas semifinais da Libertadores, algo que não aconteceu no ano passado, quando o melhor representante do país, o Cruzeiro, parou nas quartas.

O bicampeão da América espera agora a definição de outros confrontos das quartas para conhecer o próximo adversário no caminho do tri. Pelo chaveamento, o rival será o Tigres, do atacante Rafael Sobis, mas caso o Cruzeiro passe pelo River Plate ainda hoje haverá choque brasileiro, como previsto no regulamento da competição.

O técnico do Inter, Diego Aguirre, contou com seus principais jogadores. O lateral Geferson se recuperou de uma luxação no ombro e foi titular, assim como o atacante Nilmar, que vinha entrando aos poucos depois de uma lesão na coxa. Com a volta do camisa 7, o meia Valdívia ficou no banco, mas entrou ainda no primeiro tempo depois que Eduardo Sasha se machucou.

No Santa Fé, Gustavo Costas obedeceu à máxima "em time que está ganhando não se mexe" e repetiu a escalação do jogo de ida. No entanto, a vantagem carregada na bagagem pelo time colombiano durou apenas dois minutos no Beira-Rio. Pouco depois do apito inicial, D'Alessandro cobrou escanteio da esquerda, Sasha cabeceou do meio da área e, também de cabeça, Juan mandou para a rede.

O time da casa continuou demonstrando intensidade na primeira parte do duelo, mas tinha dificuldades em entrar na área do adversário. Aos 13 minutos, mesmo sentindo, Eduardo Sasha tabelou com Nilmar, que ajeitou de cabeça, mas adiantou demais e perdeu para o goleiro Castellanos. Logo na sequência o jovem meia-atacante deu lugar a Valdívia.

O "cover" do meia chileno do Palmeiras entrou com tudo, como é de costume, e já deu trabalho aos 20, ao ser acionado por Lisandro López e levar para a área. Contudo, Anchico se antecipou e tirou para escanteio.

Aos poucos, o ritmo do Colorado foi caindo, e o Santa Fé se assanhou na frente. Aos 27, Roa chutou cruzado, a zaga afastou mal e Pérez emendou uma bomba de fora da área. William parou a tentativa com a cabeça e ficou sentindo.

Quase sempre seguro, o goleiro Alisson falhou duas vezes em menos de um minuto na saída de bola, aos 34, mas se recuperou a tempo. A primeira, em chute de Roa por cobertura; a segunda, em lançamento para Morelo.

A resposta colorada veio aos 38 minutos, com D'Alessandro, que fez toda a jogada com o pé direito e arriscou. Valdívia ficou com a sobra, mas demorou a definir e foi desarmado por Mina.

Logo nos primeiros instantes da etapa final, a torcida dos donos da casa prendeu a respiração em levantamento para a área do Inter. Aos três minutos, Pérez bateu falta da meia direita Rodrigo Dourado resvalou de forma providencial, tirando de dois adversários que estavam dentro da área. Apesar do corte do volante, a arbitragem deu tiro de meta.

Depois de um longo período sem ser perturbado, Castellanos teve que sujar o uniforme aos nove minutos. Lisandro rolou para Valdívia, que bateu cruzado por baixo e obrigou o goleiro a se esticar todo. Um minuto depois, D'Alessandro pegou sobra na direita, cortou para o meio e arrematou. Pérez cortou de cabeça e, no rebote, Geferson pegou mal.

O jogo foi ficando lá e cá. O Inter ficava mais com a bola, mas era ameaçado em contra-ataques. Aos 20 minutos, em cobrança de falta, D'Alessandro ia mandando na gaveta, mas Castellanos voou e salvou com um tapa.

Abusando da violência para parar a equipe anfitriã, o Santa Fé foi castigado aos 22, quando Mosquera acertou Nilmar na esquerda de defesa, levou o segundo amarelo e foi expulso. Embora tenha ficado com um a mais, o bicampeão continental também foi prejudicado, já que seu atacante ficou tonto e teve que ser substituído. Alex foi o escolhido por Aguirre.

No 11 contra dez, a partida virou ataque contra defesa, mas o Inter não conseguia finalizar. Até que aos 32 minutos D'Alessandro tabelou com Valdívia na direita da área e ficou de frente para o gol, mas concluiu em cima do goleiro.

Por cerca de dez minutos, o time gaúcho teve dois a mais, já que Anchico também viu o vermelho. O abafa era cada vez maior, e Valdívia quase marcou gol olímpico aos 39, mas a bola passou raspando a trave. Rodrigo Dourado ainda foi com tudo para tentar completar e se chocou com a trave.

A insistência do Colorado foi premiada aos 42 minutos, com dedo do técnico Aguirre, que mesmo fora do banco por ter sido excluído da partida, fez sua estrela brilhar ao colocar Rafael Moura. D'Alessandro bateu escanteio, 'He-Man' se antecipou à marcação na primeira trave, cabeceou e, por ora, fez as pazes com a torcida. A bola ainda desviou na marcação antes de entrar.

Como um gol do Santa Fé classificaria o atual campeão colombiano, o jogo ainda tinha requintes de drama. Para piorar, aos 44, Lisandro López perdeu chance clara. Em condição legal e cara a cara, o argentinou chutou na trave, pegou o rebote e, com goleiro caído, mandou à esquerda do alvo. Para sorte do atacante e de todos os colorados, a jogada não fez falta, e o Inter se classificou.



Ficha técnica:.

Internacional: Alisson; William, Ernando, Juan e Geferson (Rafael Moura); Rodrigo Dourado, Aránguiz, Eduardo Sasha (Valdívia) e D'Alessandro; Lisandro López e Nilmar (Alex). Técnico: Diego Aguirre.

Santa Fé: Castellanos; Anchico, Mina, Meza e Mosquera; Torres, Roa, Seijas e Pérez (Peraza); Páez (Rivera) e Morelo (Otálvaro). Técnico: Gustavo Costas.

Árbitro: Víctor Hugo Carrillo (Peru), auxiliado pelos compatriotas Jonny Bossio e Víctor Raez.

Cartões amarelos: Geferson e Lisandro López (Internacional) Páez, Mosquera, Pérez, Anchico e Morelo (Santa Fé).

Cartões vermelhos: Mosquera, Anchico e Borja (Santa Fé).

Gols: Juan e Rafael Moura (Internacional).

Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre.