Topo

Revezamento de tocha do Pan começará no dia 30 de maio

27/05/2015 03h26

Toronto (Canadá), 26 mai (EFE).- O comitê organizador dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 disse nesta terça-feira que o revezamento da tocha do evento esportivo começará no dia 30 de maio e percorrerá grande parte do país durante 41 dias.

O revezamento terminará no dia 10 de julho com o acendimento da pira dos Jogos Pan-Americanos durante a cerimônia de abertura.

A tocha chegará ao Canadá no dia 30 de maio, após a cerimônia de acendimento da mesma, que aconteceu ontem na Pirâmide do Sol em Teotihuacán, no México.

A tocha será carregada durante os 41 dias que durará sua viagem pelo Canadá por cerca de 3 mil voluntários. Cada um percorrerá cerca 200 metros com a chama pan-americana.

O astronauta Chris Hadfield, um dos canadenses mais reconhecidos no mundo todo após sua passagem pela Estação Espacial Internacional (ISS), da qual foi comandante, será o primeiro portador da tocha pan-americana.

Esta percorrerá as cidades de Calgary, Winnipeg, Montreal, Halifax e Vancouver, além de comunidades na província de Ontário, que também sediarão algumas competições.

Os Jogos Pan-americanos e Parapan-Americanos Toronto 2015 serão o maior evento esportivo da história do Canadá, com a presença de aproximadamente 7,5 mil atletas de todo o continente americano e dezenas de milhares de turistas, superando os Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, e os Jogos de Inverno de Calgary, em 1988, e Vancouver, em 2010.

Os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 acontecem entre os dias 10 e 26 de julho enquanto os Jogos Parapan-Americanos serão realizados entre os dias 7 e 15 de agosto.