Topo

Warriors vencem Rockets e chegam às finais da NBA após jejum de 40 anos

28/05/2015 03h44

Oakland (EUA), 27 mai (EFE).- O MVP da temporada regular, o armador Stephen Curry, voltou a ser 'o cara' do Golden State Warriors na vitória desta quarta-feira, em casa, sobre o Houston Rockets, por 104 a 90, no quinto jogo das finais da Conferência Oeste, fechando a série de melhor de sete em 4 a 1, o que coloca o time californiano nas finais da liga pela primeira vez desde 1975.

Com 26 pontos, oito rebotes, seis assistências e cinco roubadas de bola, Curry liderou uma lista de quatro jogadores dos Warriors que tiveram números de dois dígitos.

O ala Harrison Barnes anotou 24 pontos, sua melhor marca nos playoffs, e sete rebotes, e foi o grande fator de desequilíbrio para a franquia californiana, ao ser o segundo cestinha da partida.

Klay Thompson chegou aos 20 pontos, com direito a quatro bolas de três, e o pivô nigeriano Festus Ezeli, que começou no banco, se transformou no sexto homem da equipe ao conseguir 12 pontos, nove rebotes e dois tocos.

O ala Draymond Green e o pivô australiano Andrew Bogut também foram decisivos nas jogadas dentro do garrafão ao conseguirem 13 e 14 rebotes, respectivamente, que permitiram aos Warriors dominar essa faceta do jogo com 59 bolas recuperadas sob os aros, contra apenas 39 dos Rockets.

O domínio do time de Oakland na área pintada foi crucial em uma partida na qual nenhuma das duas equipes esteve brilhante nos arremessos, com os Warriors acertando 40,7% e os Rockets 35,1%.

O brasileiro Leandrinho teve boa participação nos 11 minutos em que esteve em quadra e anotou sete pontos, dois rebotes e uma assistência. Após mais de uma década na principal liga de basquete do mundo, Leandrinho chega a sua primeira final da competição.

Os Warriors, que fizeram a melhor campanha da temporada regular com 67 vitórias e 15 derrotas, terão o mando de quadra nas Finais da NBA contra o Cleveland Cavaliers (53-29), campeões da Conferência Leste após varrerem o Atlanta Hawks na série por 4 a 0.

Apesar de um início ruim na partida de hoje, os Warriors acabaram se encontrando com seu melhor jogo no decorrer da partida, enquanto os Rockets não tiveram reação e seu principal jogador, o armador James Harden, acabou cometendo muitos erros, como os 13 turnovers que lhe renderam a pior marca em um jogo de playoff na liga.

Além disso, a pontaria do 'Barba' deixou muito a desejar na noite desta quarta. Depois de anotar 45 pontos na última partida, Harden conseguiu apenas 14 nesta noite, com dez pontos em lances livres e apenas dois arremessos de quadra, de um total de 13, convertidos.

O pivô Dwight Howard foi o principal nome ofensivo dos Rockets com um double-double de 18 pontos e 16 rebotes, enquanto o armador titular Jason Terry e o ala-armador reserva Corey Brewer chegaram aos 16 pontos.

A última vez que o Golden State disputou as finais da NBA foi em 1975, quando venceram o Washington Bullets e se proclamaram campeões, enquanto os Cavaliers voltam à decisão pela primeira vez desde 2007, quando foram "varridos" pelo San Antonio Spurs por 4 a 0.

O duelo entre James, que disputará sua quinta final consecutiva da liga, e Curry começará a partir da próxima quinta-feira, com a primeira partida sendo disputada na Oracle Arena, em Oakland.

Essa será a primeira vez na história que duas equipes com jogadores brasileiros se enfrentarão nas finalis, já que Anderson Varejão integra o elenco dos Cavs, mas está fora da disputa porque se recupera de uma ruptura no tendão de Aquiles. Com isso, o Brasil terá pelo segundo ano consecutivo um jogador campeão da liga, pois no ano passado o pivô Tiago Splitter levantou o troféu com o San Antonio Spurs.

Outro fato histórico dessas finais será que, pela primeira vez, os dois finalistas serão comandados por treinadores novatos, com Steve Kerr, pelos Warriors, e David Blatt, que dirige os Cavaliers.

Durante as últimas 15 temporadas, os treinadores que alcançaram as finais da NBA tinham, em média, pelo menos 12 anos de experiência na competição.