Topo

Blatter anuncia renúncia e nova eleição para presidência da Fifa

02/06/2015 15h36

(Atualiza com mais detalhes)

Redação Central, 2 jun (EFE).- O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta terça-feira em entrevista coletiva que renunciará ao cargo e informou que será convocado um congresso extraordinário para escolher o novo líder da entidade, mas até lá continuará no posto.

"Apesar de ter sido apoiado em eleições, esse apoio não é compartilhado por todos. Por isso ponho meu cargo à disposição. Tomo esta decisão de renunciar para limpar a imagem da Fifa. A Fifa precisa de uma profunda reestruturação", declarou Blatter.

O suíço foi reeleito presidente na última sexta-feira, dois dias depois da detenção de sete dirigentes da Fifa na Suíça a pedido da justiça dos Estados Unidos por suposta corrupção.

O ainda presidente da Fifa disse que continuará no cargo até a realização desse novo congresso, que ainda não tem data marcada.

"Embora os membros da Fifa tenham me reelegido presidente, parece que nesta segunda-feira não fui apoiado por todo o mundo do futebol, aqueles que inspiram a vida no futebol, como fazemos na Fifa. É por isso que convocarei um congresso extraordinário e porei à disposição meu cargo, que vai ser preenchido o mais rápido possível, e um novo presidente será eleito para me suceder", afirmou.

Blatter também indicou que "aprecia e adora" a Fifa "mais do que qualquer outra coisa" e explicou que tomou esta decisão porque quer "fazer o melhor" para a entidade.

Blatter declarou que espera que o congresso extraordinário seja realizado em "um curto prazo" e deixou claro que não concorrerá nestas eleições. "Serão preparadas com o tempo suficiente para que os candidatos que desejarem disputá-las possam fazer suas campanhas", apontou.

"O próximo congresso ordinário da Fifa vai acontecer no dia 13 de maio de 2016, na Cidade do México. Isso criaria um desnecessário atraso, e pedirei ao Comitê Executivo para que organize um Congresso Extraordinário para a designação do meu sucessor o mais breve possível", esclareceu.

Além disso, após ler um breve comunicado que não durou mais de dez minutos e sem abrir espaço para perguntas da imprensa, o suíço lembrou as reformas que a Fifa está promovendo no mundo do futebol e fez autocrítica do último escândalo que afetou a instituição.

"Durante muitos anos, promovemos a introdução de reformas administrativas. Certamente, estas reformas devem continuar até que sejam eficazes", comentou.

"Não temos controle sobre os representantes das Confederações, mas suas ações estão sob a responsabilidade da Fifa. Aqui precisamos de uma mudança estrutural e de natureza profunda", acrescentou.

Por fim, ele deixou uma mensagem final para as pessoas que o apoiaram durante seu período na presidência da Fifa: "Quero agradecer a todos aqueles que sempre estão me apoiando de forma leal e construtiva como presidente da Fifa e a todos os que fizeram tanto pela Fifa", indicou.

Blatter assumiu o cargo em 8 de junho de 1998. Está há 17 anos à frente da Fifa, e sua última eleição, na sexta-feira passada, foi muito polêmica por ter acontecido apenas dois dias depois da prisão de sete dirigentes da entidade.

Apesar disso, ele decidiu continuar com as eleições e ganhou pela quinta vez. Depois, declarou que a Fifa não precisava de uma "revolução", e sim uma "evolução".

"Me fazem responsável por esta tempestade. De acordo. Assumo a responsabilidade e estou disposto a seguir adiante. Os crimes cometidos têm foco nas Américas do Norte e do Sul. Nos vemos afetados porque as pessoas detidas ocupavam cargos na organização, mas a Fifa não tem um papel direto", disse na ocasião.