Topo

CE vê renúncia de Blatter como o primeiro passo para Fifa recuperar confiança

03/06/2015 08h17

Bruxelas, 3 jun (EFE).- O comissário europeu de Esportes, Tibor Navracsics, disse nesta quarta-feira que o anúncio da renúncia do presidente da Fifa, Joseph Blatter, significa "um passo do processo para restaurar a confiança" e estabelecer um sistema de boas práticas na entidade.

"Os últimos acontecimentos na Fifa representam um passo do longo processo para restaurar a confiança e estabelecer um sólido sistema de boa governança", afirmou em comunicado.

Navracsics defendeu o direito das federações de esportes à autogestão, mas considerou necessário garantir a adoção de soluções que ajudem a recuperar a confiança.

"Após tantas oportunidades perdidas e a completa perda de confiança na Fifa, acho que devemos apoiar uma mudança fundamental e garantir que sejam apliquem soluções sólidas", analisou.

Por isso ressaltou o papel da Comissão Europeia (CE) neste ponto e se comprometeu a "lutar contra as grandes ameaças à integridade" do esporte.

"Criamos uma série de ferramentas que podemos utilizar para apoiar aqueles que impulsionarão a mudança", explicou.

Navracsics informou que a CE desenvolverá uma cooperação com diversas organizações esportivas e Estados-membros "para reforçar o lugar do esporte na sociedade".

"Devemos isso aos milhões de torcedores de futebol na Europa e aos que amam o esporte e merecem algo muito melhor", declarou o comissário.

Joseph Blatter anunciou na terça-feira que colocará o cargo à disposição e que convocou um congresso extraordinário para eleger o novo líder da entidade.