Topo

Responsável por investigações diz que corrupção na Fifa atinge todas as esferas de poder

Loretta Lynch conduz a investigação de corrupção no futebol mundial - AFP PHOTO/DON EMMERT
Loretta Lynch conduz a investigação de corrupção no futebol mundial Imagem: AFP PHOTO/DON EMMERT

Da EFE, em Berlim (ALE)

03/06/2015 12h16

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, afirmou em entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal alemão "Frankfurter Allgemeine", que a Fifa é uma organização corrupta até em suas mais altas esferas.

"O verdadeiramente preocupante é que, nas investigações, vimos que cada vez que a Fifa baniu funcionários corruptos, os substituiu por outros que seguiram fazendo o mesmo que seus antecessores", disse Lynch.

Segundo a procuradora-geral, os funcionários da federação internacional enxergam na posição que ocupam, antes de tudo, uma forma de receber subornos.

Lynch descartou, no entanto, que a operação que resultou na prisão de sete dirigentes em Zurique, na Suíça, incluindo José Maria Marin, foi feita deliberadamente na véspera da eleição de Joseph Blatter como presidente da Fifa.

"A acusação aconteceu após anos de investigação e a apresentamos quando esteve pronta. Não teve nada a ver com a eleição", garantiu a chefe do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Apesar disso, a procuradora-geral admite que o local da prisão foi escolhido para possibilitar a prisão do maior números de envolvidos, evitando fugas e a chance da destruição de provas.