Topo

Mais de 20 esportes concorrem por inclusão nos Jogos Olímpicos de Tóquio

03/06/2015 03h28

Tóquio, 3 jun (EFE).- Mais de 20 modalidades esportivas concorrem para ser incluídas no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, entre elas o caratê, o beisebol, o softbol e o futebol americano, informou nesta quarta-feira a imprensa japonesa.

Até o momento, 23 federações esportivas internacionais remeteram sua solicitação ao Comitê Organizador de Tóquio 2020, assinalaram fontes de uma dessas instituições à agência japonesa "Kyodo".

O Comitê Organizador encerrará o prazo para admitir solicitações no próximo dia 8 e levará a cabo uma pré-seleção no dia 22, segundo confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe um porta-voz do Comitê Organizador de Tóquio 2020.

Entre as federações interessadas há algumas que já tornaram públicas suas candidaturas, como as de softbol e beisebol, esportes que já foram olímpicos.

Outras disciplinas como caratê, boliche, squash, patinação, escalada, futebol americano, cabo de guerra e netball também apresentaram suas solicitações, segundo as fontes citadas pela "Kyodo".

O Comitê Organizador de Tóquio abriu no dia 11 de maio o processo de seleção de novas modalidades esportivas e no dia 30 de setembro deste ano divulgará a relação daquelas cuja inclusão será proposta ao COI.

A decisão final deve ser ratificada pela 129ª Sessão do COI, que se reunirá no Rio de Janeiro pouco antes da realização dos Jogos de 2016.

O painel que selecionará as disciplinas está composto por dirigentes esportivos, empresariais e políticos japoneses.