Topo

Maradona diz querer ser vice da Fifa e ataca Figo; português rebate

Jorge Silva/REUTERS
Imagem: Jorge Silva/REUTERS

08/06/2015 13h31

As eleições para o comando da Fifa ganhou mais um personagem. O ex-jogador argentino Diego Maradona manifestou seu interesse em ser vice-presidente em caso de vitória do príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein e prometeu 'limpar a entidade' dos casos de corrupção.

"Se o príncipe ganhar, posso ser vice. E cuidado, porque não conviria a muitos. Se chegar, limparei todos", frisou o ex-jogador em entrevista à rede de televisão "America". "Temos algo que está no estatuto da Fifa. Blatter não cumpriu com os três dias de mandato que prevê o estatuto. Não cumpriu porque tinha medo do FBI e da polícia suíça, tinha medo que o arrancassem algemado da Fifa".

O astro do futebol argentino também ressaltou que não quer mais "dinossauros na Fifa" e que durante esta semana falará com o presidente interino da Associação do Futebol Argentino (AFA) para "ver quem pode ser o novo presidente", porque não quer ver mais "roubos".

Crítico da direção da Fifa há muitos anos, Maradona é um dos principais apoiadores da candidatura de Hussein à presidência da entidade. O príncipe jordaniano foi derrotado por Blatter nas últimas eleições, mas o suíço renunciou ao cargo quatro dias depois de vencer o pleito.

Para as próximas eleições, Hussein deve enfrentar a concorrência de Michel Platini, presidente da Uefa e seu principal apoiador no último pleito. Outro possível candidato é o ex-jogador português Luis Figo, que ameaçou concorrer contra Blatter, mas se retirou da disputa dias antes da última votação.

"Platini me confessou em Dubai que arranjou 167 jogos. Antes respeitava [Figo], mas me dei conta que tem menos palavra que Bernardo, o amigo do Zorro", disse Maradona sobre os possíveis adversários do príncipe.

Os ataques não foram bem aceitos por Figo, que utilizou seu perfil nas redes sociais para devolver as críticas de Maradona.

"Como jogador, Diego Armando Maradona foi brilhante e essa é a memória que quero guardar dele. Lamento sua trajetória após ter se retirado dos gramados e no que se transformou um dos maiores jogadores de todos os tempos. Há alguns que quando estão calados são uns poetas e outros que só estão conscientes quando estão dormindo", escreveu Figo.