Topo

Parma tem falência decretada e terá que disputar 4ª divisão do Italiano

Marco Luzzani/Getty Images
Imagem: Marco Luzzani/Getty Images

Da EFE, em Roma

22/06/2015 12h22

O Parma teve falência decretada nesta segunda-feira, após a conclusão do prazo legal estipulado pela justiça para a compra do clube e, com isso, terá que disputar a quarta divisão do Campeonato Italiano, que é o nível mais alto do futebol amador.

A entidade já havia aberto processo de quebra em março, e um mês depois o juiz Pietro Rogato autorizou a venda por preço mínimo de 20 milhões de euros (R$ 69,7 milhões).

Dois possíveis compradores o ex-jogador de beisebol ítalo-americano Mike Piazza, e o empresário Giuseppe Corrado chegaram a apresentar proposta, segundo a imprensa italiana, mas acabaram desistindo do negócio, devido o tamanho da dívida do clube.

Último colocado da primeira divisão na temporada recém-terminada, o Parma não poderá atuar a segunda divisão devido a necessidade de refundação do clube. Agora, será necessário encontrar um investidor que financie a retomada antes de 10 de julho.

Fundado em 27 de julho de 1913, o Parma chegou a ser potência do país nos 90, quando era propriedade de Calisto Tanzi, então acionista máximo da empresa Parmalat. Na época, o clube conquistou duas Copas da Uefa (1995 e 1999), uma Recopa Europeia (1993), uma Copa da Itália (1992), entre outras conquistas.

Em março desde ano, o então presidente e proprietário, Giampietro Manenti, que havia adquirido o clube por 1 euro, foi preso por lavagem de dinheiro e participação em esquema de fraude financeira.