Topo

Tóquio 2020 pré-seleciona 8 novos esportes candidatos a ser olímpicos

22/06/2015 02h16

Tóquio, 22 jun (EFE).- Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 anunciaram nesta segunda-feira que pré-selecionaram o beisebol e o softbol, a bocha, o caratê, a patinação, a escalada, o squash, o surfe e o wushu (kung-fu) como novos esportes candidatos a participar das olimpíadas da capital japonesa.

As federações internacionais destas disciplinas foram selecionadas entre as 26 que apresentaram sua solicitação ao Comitê Organizador de Tóquio 2020, que agora deverá escolher um número reduzido delas para apresentá-la ao Comitê Olímpico Internacional (COI) como candidatas finais.

O Comitê Organizador de Tóquio abriu no dia 11 de maio o processo de seleção de novas provas esportivas e no dia 30 de setembro divulgará a relação daquelas que proporá ao COI para que as aceite.

Dentre os oito candidatos pré-selecionados, serão escolhidos "um ou mais" esportes adicionais para participar das olimpíadas da capital japonesa, segundo informou o Comitê Organizador em comunicado.

Para isso, se levará em conta o potencial destes esportes para "promover o movimento olímpico e seus valores", e especialmente entre os jovens, assim como sua capacidade de "atrair novas audiências no Japão e no resto do mundo".

Entre os pré-selecionados estão esportes que tinham aspirações olímpicas há muito tempo, como beisebol e softbol, caratê e squash.

Além disso, foi escolhida a Federação Internacional de Patinação (FIRS, na sigla em inglês), um organismo que aglutina as categorias de hóquei sobre patins, patinação artística sobre rodas, patinação de velocidade sobre patins in line e hóquei sobre patins in line.

Os outros pré-selecionados são a Federação Internacional de Boliche, a de Escalada Esportiva, a de surfe e a de wushu, categoria de origem chinesa que já foi candidata a participar como esporte de exibição nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

O wushu é o nome que se dá em mandarim ao kung-fu, desenvolvido pelos monges budistas do templo de Shaolin, na província central de Henan, há cerca de 1.500 anos.

Dentre as federações interessadas em estar em Tóquio 2020 ficaram fora algumas que participaram de edições anteriores nos Jogos Olímpicos, como a de polo e a de cabo de guerra, assim como disciplinas que mantêm aspirações olímpicas há muito tempo, como xadrez, bridge e bilhar.

O painel encarregado de escolher os esportes finalistas é composto por dirigentes esportivos, empresariais e políticos japoneses.

No começo de agosto, este painel realizará audiências com os responsáveis das oito federações pré-selecionadas para questionar-lhes sobre aspectos como o tipo de provas em que consistiria sua participação olímpica, e no final de setembro escolherá várias delas como candidatas finais.

A decisão final deve ser ratificada pela 129º sessão do COI, que se reunirá no Rio de Janeiro em agosto, às vésperas dos Jogos de 2016.