Topo

Portugal não descarta presença de Cristiano Ronaldo nos Jogos Olímpicos

30/06/2015 13h01

Lisboa, 30 jun (EFE).- A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não descartou a possibilidade de Cristiano Ronaldo disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, competição que será realizada apenas um mês depois da Eurocopa, na França.

"Depende de vários fatores e um deles é a vontade do próprio jogador. Por isso temos que conversar com ele", disse nesta terça-feira o diretor da FPF, João Pinto, após ser perguntado pelos jornalistas sobre essa possibilidade.

Cada seleção de futebol classificada para os Jogos Olímpicos pode levar três jogadores com idade acima dos 23 anos, o que possibilitaria a inclusão de Cristiano Ronaldo, de 30 anos, na lista de convocados para a competição, que ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016.

A presença do craque português nos Jogos pode estar condicionada a sua participação na próxima Eurocopa, que será realizada entre 10 de junho e 10 de julho de 2016, e para a qual Portugal ainda não tem vaga garantida, apesar de liderar o grupo I da fase de classificação.

Não seria a primeira vez que o jogador do Real Madrid jogaria os dois torneios, já que em 2004 participou tanto da Eurocopa, em Portugal, como dos Jogos Olímpicos, em Atenas.

O diretor da FPF declarou que ainda há tempo para analisar a situação e deixou claro que, neste momento, a entidade está com as atenções voltadas para a Eurocopa Sub-21, que será decidida entre Portugal e Suécia nesta terça-feira.

"Agora temos que nos concentrar na partida de hoje, tentar trazer a taça para Portugal. Depois teremos muito tempo para discutir essa e outras muitas situações", considerou.

A possibilidade de Cristiano Ronaldo participar dos Jogos Olímpicos de 2016 já havia sido cogitada recentemente pelo presidente da FPF, Fernando Gomes.