Topo

Para prevenir doping, México retira carne vermelha da dieta dos jogadores

03/07/2015 13h58

Cidade do México, 3 jul (EFE).- O México retirou a carne vermelha da dieta dos jogadores que estarão na Copa Ouro para prevenir problemas de doping enfrentados na última edição do torneio, revelaram nesta sexta-feira os médicos da seleção.

A ordem veio da Federação Mexicana de Futebol, que vetou os atletas de consumirem carne vermelha de 12 a 14 dias antes das partidas para "evitar uma situação vivida anos atrás", explicou um dos médicos da equipe, Gerardo Aguilar.

O México iniciou sua preparação em meados de junho na capital do país e viajou no fim do mesmo mês aos Estados Unidos, onde disputou amistosos contra a Costa Rica e Honduras.

A estreia da equipe na Copa Ouro está marcada para a próxima quinta-feira. O adversário será Cuba, que integra o Grupo C ao lado de Guatemala e Trinidad e Tobago.

Antes do início da Copa Ouro de 2011, o México perdeu por doping Christian Bermúdez, Edgar Donas, Antonio Naelson, Guillermo Ochoa e Javier Rodríguez após testes positivos para clembuterol, substância usada para o desenvolvimento de massa muscular.

A Federação Mexicana conseguiu evitar uma punição maior aos atletas ao provar que o clembuterol estava na carne vermelha "contaminada" pelo uso generalizado da substância para engordar os rebanhos de gado bovino.

O doping positivo de 2011 foi uma "situação muito comprometedora" para a seleção mexicana. Por isso, para a edição de 2015, a opção foi cortar o alimento da dieta dos atletas para o problema não voltar a ocorrer, explicou Aguilar.

Membro do corpo médico da seleção, Carlos Pecanha, ressaltou que o caso de doping por clembuterol na seleção nunca foi um "tema esportivo" e que a equipe está pronta para passar pelos testes.

"Não temos algum temor, problema ou restrição quanto a isso. Quando quiserem fazer os exames, serão bem-vindos", garantiu.