Topo

Chilenos comemoram conquista da Copa América

04/07/2015 21h30

Santiago (Chile), 4 jul (EFE).- Milhares de chilenos se reuniram esta noite na tradicional Praça Itália, a cerca de oito quadras da sede do Governo, para comemorar a conquista da Copa América após vitória nos pênaltis por 4 a 1 sobre a Argentina.

A seleção chilena se coroou campeã em casa, diante de milhares de torcedores inflamados, e conseguiu o primeiro título da competição, que em 2015 lembra 99 anos de história.

Famílias inteiras foram para as principais ruas do centro da capital chilena, enquanto milhares de motoristas percorrem as avenidas de toda a cidade buzinando e desfraldando a bandeira nacional.

Os torcedores também foram para as ruas nas principais cidades deste país de 17,2 milhões de habitantes, como Valparaíso, Concepción, La Serena, Viña del Mar, Valdivia, Temuco, Puerto Montt e inclusive nas bases chilenas instaladas na Antártida.

A presidente Michelle Bachelet, que esteve presente em todas as vitórias da seleção durante a Copa, não quis estar ausente neste momento e felicitou os jogadores.

Assim, após o apito final, afirmou: "Temos aqui uma camiseta que diz campeões em 2015, é a primeira vez em quase cem anos".

"Esta é uma vitória histórica e é primeira vez que o Chile joga de forma tão maravilhosa. Agora vamos para La Moneda e lá vamos receber", disse a presidente vestida com uma camiseta vermelha da seleção e um cachecol da mesma cor na qual se lia em letras grandes "Chile".

Bachelet assistiu à partida contra a Argentina na tribuna oficial, ladeada pela ministra do Esporte, Natalia Riffo, o ministro das Relações Exteriores, Heraldo Muñoz e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Antonio Núñez.

mc/ma

(foto) (vídeo)