Topo

Tocha olímpica carregada por Bruce Jenner em 1984 será leiloada

07/07/2015 13h53

Nova York, 7 jul (EFE).- A tocha olímpica que o atleta americano Bruce Jenner - agora conhecido como Caitlyn após a mudança de sexo - carregou em 1984 será leiloada neste mês em Chicago, anunciou nesta terça-feira a casa de apostas Heritage Auctions.

A peça, que deve ser vendida por pelo menos US$ 20 mil, pertence a Bob Lorsch, um empresário californiano que organizou o revezamento que Jenner fez no lago Tahoe, entre Nevada e Califórnia, oito anos após ganhar a medalha de ouro do decatlo nos Jogos de Montreal.

"Talvez nenhum atleta na história tenha percorrido um caminho tão tortuoso pelos diferentes estágios da fama como Jenner", disse em comunicado Chris Ivy, o diretor de leilões esportivos da Heritage.

Ivy lembrou a evolução de Jenner desde estrela do esporte a protagonista de programas de televisão e, posteriormente, a "pioneira e protagonista do debate global sobre transgêneros".

Em 1984, por causa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, Jenner foi o encarregado de levar a tocha olímpica à Califórnia como parte de um programa em apoio à juventude.

O leilão será realizado no dia 30 de julho dentro de uma sessão especial dedicada a artigos esportivos em Chicago.