Topo

Imprensa aponta Ferretti e Matosas como candidatos a assumir seleção mexicana

28/07/2015 21h13

Cidade do México, 28 jul (EFE).- O futebol do México decretou nesta terça-feira a demissão fulminante do técnico Miguel Herrera, mesmo dois dias depois da conquista da Copa Ouro, como punição por ter agredido um jornalista esportivo, e imediatamente se coloca na busca por um técnico que a leve à Copa do Mundo de 2018.

Na imprensa local, a criatividade anda em alta e, embora ainda não tenha havido um pronunciamento por parte da Federação Mexicana de Futebol (Femexfut), muitos são os nomes especulados.

Entre os candidatos apontados pela mídia, estão dois treinadores com ligação com o Brasil. Ricardo Ferretti, o Tuca, nasceu no país e como jogador defendeu Botafogo e Vasco, mas se mudou para a América do Norte ainda como atleta e construiu toda a carreira como técnico em território mexicano. Agora, à frente do Tigres, está na final da Taça Libertadores.

O outro é o argentino Gustavo Matosas, que como meia vestiu as camisas de São Paulo, Atlético-PR e Goiás. Agora como treinador, foi campeão mexicano em 2013 à frente do León e recentemente foi contratado pelo Atlas, após passagem pelo América.

No entanto, no último sábado, quando Herrera ainda estava no cargo na seleção, Matosas foi perguntado sobre a possibilidade de substitui-lo e revelou considerar que ainda não era o momento. Segundo o argentino, alguns colegas, entre eles Tuca, estão mais bem credenciados para o posto.

Além de Ferretti e Matosas, a imprensa vê como candidatos Marcelo Bielsa, do Olympique de Marselha, Pedro Caixinha, campeão nacional pelo Santos Laguna no último semestre, Jorge Sampaoli, do Chile, e Victor Vucetich, que comanda o Querétaro e já treinou o México por pouco mais de um mês em 2013.

O presidente da Femexfut, Decio de María, limitou-se a informar que, preocupado com a agenda apertada da equipe, com amistosos em agosto e setembro, começará imediatamente com a análise dos nomes.

Na segunda-feira, Miguel Herrera agrediu o jornalista Christian Martinoli, da "TV Azteca", e sua filha deu um tapa no ex-jogador e agora comentarista Luis García, em um incidente no aeroporto da Filadélfia, nos Estados Unidos.

"O ocorrido não mostra o espírito de competição leal que se quer impulsionar na seleção", declarou De María sobre o ocorrido, dois dias depois de que o México se sagrou campeão continental.