Topo

Título do Uruguai na primeira Copa do Mundo completa 85 anos

30/07/2015 18h20

Montevidéu, 30 jul (EFE).- Nesta quinta-feira se completam 85 anos desde que a seleção do Uruguai venceu por 4 a 2 a Argentina no no estádio Centenário, em Montevidéu, na final da primeira Copa do Mundo da história, em 1930, data que a Associação Uruguaia de Futebol lembrou com a divulgação de um vídeo na internet.

O Uruguai foi escolhido como sede do torneio por ter sido atual campeão olímpico de futebol na época, somado ao fato de 1930 ser o ano em que o país celebrava os 100 anos de juramento de sua Constituição, feito que deu nome ao estádio uruguaio mais emblemático, o Centenário, palco da final contra a Argentina.

A decisão de sediar a primeira Copa do Mundo no país foi feita em um Congresso da Fifa realizado em Barcelona, em 1929.

Os uruguaios chegaram à primeira Copa do Mundo da história com a reputação de ser uma das seleções de futebol mais fortes do planeta, após vencerem os Jogos Olímpicos de Amsterdã, em 1928.

No caminho rumo à final do Mundial, o Uruguai derrotou as seleções de Peru e Romênia na fase de grupos e venceu a Iugoslávia por 6 a 1 na semifinal.

A primeira edição da Copa do Mundo também contou com a participação de Brasil, França, México, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Bélgica e Paraguai.

A federação uruguaia lembrou nesta quinta-feira o 85º aniversário da final, disputada no dia 30 de julho de 1930 no estádio Centenário de Montevidéu, com a publicação de um vídeo no YouTube com algumas imagens da construção do estádio, da inauguração do torneio, dos gols da final e da comemoração do título.

Os autores dos gols uruguaios na final foram Pablo Dorado, Pedro Cea, Victoriano Iriarte e Héctor Castro. Os argentinos descontaram com Carlos Peucelle e Guillermo Stábile.

O histórico da seleção uruguaia de futebol inclui dois Mundiais (1930 e 1950), 15 conquistas da Copa América, e dois ouros olímpicos (1924 e 1928).