Topo

Menina de 11 anos se transforma na pessoa mais jovem a subir monte na Bolívia

31/07/2015 13h45

La Paz, 31 jul (EFE).- Annie Beisly, uma neozelandesa de 11 anos de idade, realizou a ascensão do monte Illimani, na Bolívia, que tem 6.462 metros de altitude, e se transformou na pessoa mais jovem a conseguir essa façanha, informou seu pai nesta sexta-feira aos meios de imprensa do país andino.

A menina e seu pai, Gregg Beisly, vivem na cidade boliviana de El Alto há cinco anos e praticam o montanhismo, mas esta é a primeira vez que ambos escalam juntos até o cume dessa montanha de La Paz, um feito conseguido na última segunda-feira, dia 27.

Gregg Beisly disse às emissoras de televisão bolivianas que o treinamento para sua filha foi muito exigente para evitar problemas com a altitude.

"Foi uma linda experiência, eu gosto das montanhas daqui. Só fiquei com um pouco de dor de cabeça e senti náuseas, mas chegar ao cume foi uma felicidade", declarou a pequena ao canal "RTP".

Annie Beisly também relatou que escalou sua primeira montanha na Nova Zelândia, aos 3 anos de idade, incentivada por seu pai, que na Bolívia é instrutor do clube de montanhismo K-OZ.

Em 2008, o boliviano David Flores Patón, de 13 anos, que na época foi considerado o montanhista mais jovem da Bolívia, também conseguiu chegar ao cume do Illimani.

David realizou a ascensão no dia 2 de novembro daquele ano junto com seu pai, Ever Flores.

O monte Illimani fica a 50 quilômetros a sudeste La Paz e é um dos principais atrativos turísticos da Bolívia, mas também uma perigosa armadilha onde muitos escaladores já morreram.