Topo

Pequim é escolhida sede dos Jogos de Inverno de 2022

Da EFE

Em Pequim (China)

31/07/2015 08h02

A cidade de Pequim foi escolhida sede dos XXIV Jogos de Inverno de 2022, após uma votação dos membros do Comitê Olímpico Internacional em sua 128ª Sessão, realizada em Kuala Lumpur (Malásia).

O presidente do COI, Thomas Bach, anunciou a candidatura vencedora após uma votação na qual participaram 85 dos 101 membros do comitê (entre os que não votaram estava ele, os três representantes chineses e o presidente em fim de mandato da Fifa, Joseph Blatter).

Após o anúncio, a delegação chinesa, liderada pela vice-primeira -ministra Liu Yandong e na qual também estava o ex-jogador de basquete Yao Ming, explodiu em alegria, após quase dois anos de corrida para conseguir esta designação.

A capital chinesa, que competia com a cazaque Almaty, se transforma na primeira cidade da história a receber Olimpíadas de Verão, que já abrigou em 2008, e de Inverno, algo que acontecerá somente com 14 anos de diferença.

Pequim partia como favorita, embora a votação -que teve que ser repetida, aparentemente por problemas técnicos- tenha sido muito apertada, já que nela a capital chinesa conseguiu 44 apoios e a cidade cazaque 40.

Os principais argumentos da candidatura eram o grande potencial financeiro da China, a experiência da cidade em grandes eventos esportivos e a possibilidade de aumentar a paixão por disciplinas de inverno entre centenas de milhões de seguidores chineses.

Pequim teve êxito com uma arriscada proposta, que contempla a realização de provas sobre gelo em Pequim (muitas delas nos mesmos estádios que acolheram os Jogos Olímpicos de 2008), as de esqui nórdico em Zhangjiakou, a 250 quilômetros, e as de esqui alpino em Yanqing, na metade de caminho e ao pé da Grande Muralha.

Frente à distância das instalações, Pequim argumentou que elas estarão unidas por trens de alta velocidade, por isso que a distância entre umas e outras será percorrida em menos de meia hora.

A possível falta de neve, algo habitual no árido norte da China, será compensada com o uso de canhões artificiais, enquanto Pequim investirá nos próximos anos cerca de US$ 160 bilhões para reduzir sua poluição atmosférica.

Almaty tentava ser a primeira cidade de Ásia Central a sediar uma Olimpíada, e baseava sua candidatura principalmente em uma maior proximidade das instalações esportivas e maior quantidade de neve natural do que as montanhas do norte chinês.