Topo

Reportagem exibe documentos e acusa IAAF de encobrir doping no atletismo

Da EFE*

02/08/2015 09h21

Uma reportagem realizada em conjunto pela televisão pública alemã "ARD" e pelo jornal "Sunday Times" sacudiu o mundo olímpico neste domingo. Ela acusa a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) de encobrir a maior parte dos casos de doping na modalidade, julgando ou punindo apenas um terço dos atletas flagrados em exames.

A reportagem se baseia em uma lista de 12 mil exames antidoping, sobre um total de 5 mil atletas, correspondentes ao período entre 2001 e 2012 e contidos no banco de dados da IAAF. De acordo com as análises, não houve medidas contra a maioria dos suspeitos, entre os quais se encontram campeões olímpicos e mundiais.

Dez ganhadores de medalhas de ouro nos Jogos de Londres-2012 estariam entre os flagrados. Em algumas provas, todos os atletas que subiram ao pódio integram a lista suspeita. Os veículos não informaram o nome dos atletas que tiveram resultados suspeitos, mas ressaltam que o jamaicano Usain Bolt, uma das maiores estrelas do esporte, não está entre eles.

Apenas sobre um terço do total foram abertos procedimentos ou aplicadas punições, os dois terços restantes não sofreram nenhuma consequência, afirma a "ARD", em comunicado divulgado neste fim de semana, coincidindo com a divulgação da reportagem.

O vazamento mostrou também a Rússia como o país com mais atletas com resultados suspeitos - 80% das medalhas do país foram ganhas por eles. O Quênia teve 18 medalhas dadas a atletas sob suspeita.

A matéria da televisão alemã é intitulada "Doping secreto: o império das sombras no atletismo" e já provocou reações na Agência Mundial Antidoping (AMA).

"Isto é alarmante. Estamos indignados com a dimensão dessas incriminações", afirmou o presidente da AMA, Craig Reedie, em uma parte do congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Kuala Lumpur.

Em dezembro, a agência abriu investigações sobre o doping em massa na Rússia, também por causa das informações então divulgadas pela "ARD".

Após a publicação da reportagem, a IAAF anunciou que "se reserva o direito de tomar as medidas necessárias para preservar seus direitos e os de seus atletas". A entidade ainda afirmou que prepara um comunicado para se defender das acusações recebidas.

"A IAAF está ciente das graves acusações contra a integridade e a eficácia de seu programa antidoping baseadas em dados médicos privados e confidenciais da IAAF obtidos sem seu consentimento", afirmou a federação.

* Com BBC