Topo

Quatro atletas da Crimeia recebem permissão para competir no Mundial

03/08/2015 14h54

Moscou, 3 ago (EFE).- Quatro atletas da Crimeia, península anexada pela Rússia em março de 2014, receberam autorização para competir no Mundial de atletismo que será disputado em Pequim no fim de agosto, conforme anunciou nesta segunda-feira a Federação Russa de Atletismo (FRA).

"Os atletas da Crimeia que participaram dos campeonatos nacionais têm argumentos de peso" para competir em Pequim, disse Mikhail Butov, secretário-geral da FRA, à agência oficial RIA Novosti.

Butov ressaltou que quatro crimeanos receberam autorização, mas não especificou se o aval foi concedido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Até o momento, a lançadora de dardo Vera Rebrik é a única que ostenta a marca mínima para competir na capital chinesa, enquanto o velocista Ruslan Perestiuk, o lançador de martelo Alexei Sokirski e o lançador de dardo Rustem Dremdzhi ainda não têm vaga garantida.

O primeiro passo é conquistar uma vaga no campeonato nacional, que começou nesta segunda-feira na República da Chuváchia, e depois alcançar a marca mínima exigida pela IAAF.

No caso do futebol, a Uefa foi contra a inclusão das equipes da Crimeia no Campeonato Russo, devido aos protestos ucranianos, e propôs que a península organize o próprio campeonato.