Topo

IAAF diz que reanálise de amostras de 2005 e 2007 aponta 28 casos de doping

David W Cerny/Reuters
Imagem: David W Cerny/Reuters

Da EFE

11/08/2015 12h24

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) divulgou nesta terça-feira que reanálise feita em exames antidoping realizados nos Campeonatos Mundiais de 2005, em Helsinque, em 2005, em Osaka, em 2007, levou a abertura de expediente disciplinar contra 28 atletas.

A entidade mantém política de armazenamento amostras, para que durante o período de dez anos, novas avaliações possam ser feitas, com métodos de detecção de substâncias proibidas desenvolvidos mais recentemente. O procedimento já levou à suspensão de nove atletas.

Em 2012, a IAAF realizou a uma primeira rodada de reanálise de amostras de urina, feitas durante o Mundial de Helsinque, dez anos atrás. O material estava armazenado no laboratório de Lausanne e detectou os seis primeiros casos de doping deste novo método.

Em abril passado, foi feito uma nova rodada, com relação a competição realizada na capital finlandesa e na cidade japonesa de Osaka, apontou para 32 novos resultados positivos, referentes a 28 atletas, conforme anunciou a IAAF

"Devido aos condicionantes legais, nenhum desses atletas podem ser anunciados ainda", explicou a entidade, por meio de comunicado.

Todos que ainda estiverem na ativa, contudo, estarão previamente suspensos para a edição deste ano do Campeonato Mundial de Atletismo, que acontecerá em Pequim, na China.