Topo

Jorge Mendes volta a ser protagonista em janela de transferências europeia

02/09/2015 16h34

Óscar Tomasi.

Lisboa, 2 set (EFE).- O português Jorge Mendes voltou a ser um dos grandes protagonistas da janela de transferências do futebol europeu, após ajudar a movimentar aproximadamente 400 milhões de euros (R$ 1,67 bilhão), em negociações envolvendo atletas que agencia.

O montante foi calculado pela imprensa do país de origem do empresário e reflete o poder na movimentação de jogadores nas principais ligas do Velho Continente. Em paralelo, vozes críticas surgem para apontar que os clientes de Mendes são vendidos por preços exagerados.

Mendes esteve envolvido em três das grandes contratações da atual janela, a ida de Anthony Martial, do Monaco para o Manchester United, por 50 milhões de euros - mais 30 em objetivos conseguidos pelo clube -, a de Ángel di María, dos Diabos Vermelhos para o Paris Saint-Germain, por 63 milhões de euros e a de Nicolás Otamendi, do Valencia para o Manchester City, por 42 milhões de euros.

O valor poderia ter sido ainda mais expressivo, se a troca entre Real Madrid e Manchester United por David de Gea e Keylor Navas saísse, já que o agente português representa o goleiro espanhol, que atua na equipe inglesa.

Outros destaques da "carteira" de atletas de Mendes, que trocaram de camisa para esta temporada são Jackson Martínez, que trocou o Porto pelo Atlético de Madrid, e Arda Turan, que deixou de ser 'colchonero' para ir para o Barcelona.

Dois brasileiros se destacam nesta lista, o volante Danilo e o zagueiro Aderlan Santos, que deixaram o Braga rumo ao Valencia por 7 milhões e 4,75 milhões de euros, respectivamente.

Oficialmente, Mendes não é o representante de todos, através da empresa Gestifute, mas como mantém forte relação com Monaco e Valencia, também se envolve nas negociações de ambos os clubes. Além disso, é proprietário dos direitos econômicos de atletas, como Raúl Jiménez, que deixou o Atlético de Madrid e foi para o Benfica.

Em território português, Mendes também mantém boas relações com o Paços de Ferreira, na Espanha, com Real Madrid e Deportivo La Coruña, na Inglaterra, com o Chelsea, além do turco Besiktas e do russo Zenit São Petersburg.

A agitação na vida profissional não foi interrompida nem mesmo pelo casamento, em 2 de agosto. Craques como Cristiano Ronaldo, personalidades como Florentino Pérez e Roman Abramovich estiveram presentes, reflexo reflexo de uma extensa rede de relações, ponto-chave para seu sucesso.