Topo

Na Suíça, prefeito de Los Angeles oficializará candidatura aos Jogos de 2024

02/09/2015 13h30

Los Angeles (EUA), 2 set (EFE).- O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, viajaria nesta quarta-feira para Lausanne, na Suíça, onde está localizada a sede do COI, para oficializar a candidatura da cidade para sediar os Jogos Olímpicos de 2024.

Na delegação, também estará o presidente do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Larry Probst, além do mandatário máximo da comissão organizadora dos EUA para o evento poliesportivo, Casey Wasserman. O grupo se reunirá amanhã com os dirigentes do COI para expor as intenções.

O conselho da cidade de Los Angeles votou favoravelmente na noite desta terça-feira pela apresentação da candidatura, depois que houve garantia que a proposta não colocará em risco os compromissos financeiros da prefeitura.

"Os dois próximos anos são de muito trabalho, para terminar com os detalhes da proposta, mas isto está em nosso DNA. Sabemos como fazer os Jogos, sabemos como fazê-los bem e sabemos como fazê-los economicamente", disse Garcetti, logo após a votação.

Los Angeles surgiu como favorita a ser a representante americana na corrida para sediar os Jogos de 2024, após a retirada da candidatura de Boston, em julho.

A proposta da cidade californiana custaria US$ 4 bilhões, e que a receita proveniente da organização do evento cobriria todas as despesas e ainda garantiria lucro.

Los Angeles já tinha apresentado uma proposta de candidatura para os Jogos do 2016, mas foi derrotada pela proposta de Chicago, fortemente apoiada pelo presidente Barack Obama, que acabou perdendo para o Rio de Janeiro. A cidade já sediou os Jogos duas vezes, em 1932 e 1984.

O prazo para novas candidaturas junto ao COI expirará em 15 de setembro. Até o momento, Roma, Paris, Budapeste e Hamburgo entraram na corrida. A sede será escolhida em 2017, em Congresso que será realizado em Lima.