Topo

Brasil pega Costa Rica no primeiro amistoso após fracasso na Copa América

04/09/2015 15h33

Redação Central, 4 set (EFE).- A seleção brasileira voltará aos gramados neste sábado, provavelmente sem Neymar, para amistoso contra a seleção da Costa Rica, no primeiro compromisso após a decepcionante campanha na Copa América, em que os comandados de Dunga caíram nas quartas de final.

O duelo, que acontece às 17h (horário de Brasília) é o primeiro de dois que acontecerão nos Estados Unidos. Depois de entrar em campo na Red Bull Arena, em Nova Jersey, será a vez de duelar na terça-feira, às 21h40 (também de Brasília), contra os americanos, no Gillette Stadium, em Foxborough.

Grande nome da seleção brasileira na atualidade, Neymar não deverá atuar por opção de Dunga, que pretende testar formação para os jogos contra Chile e Venezuela, os dois primeiros na campanha das Eliminatórias para a Copa do Mundo, que acontecerão em outubro.

A "barração" forçada do jogador do Barcelona não indica, contudo, que ele ficará de fora das partidas, conforme explicou o técnico da seleção, em entrevista coletiva concedida nos Estados Unidos nesta sexta-feira.

"Vamos usar o Neymar. Nós o trouxemos para ter treino, competitividade, motivação. Em se tratando de um jogador competitivo, ele quer jogar. Vamos ter um momento que vamos usar. A forma de usar é que está sendo equacionada", disse o capitão do tetra.

Na Copa América, o atacante foi suspenso por se envolver em confusão com a arbitragem no fim da derrota para a Colômbia. Com isso, perdeu as duas últimas partidas na competição, incluindo a derrota nos pênaltis para o Paraguai, e ainda ficará fora dos primeiros compromissos pela qualificatória para o Mundial.

Neste teste de sábado, Douglas Costa, Willian e Hulk deverão formar trio ofensivo, pelo menos, de acordo com os treinos realizados nesta quinta-feira. Os atletas de Bayern de Munique, Chelsea e Zenit São Petersburgo, respectivamente, nunca atuaram juntos vestindo a camisa verde e amarela.

A grande novidade na provável escalação para o confronto com os costarriquenhos deverá ser o meia Lucas Lima, do Santos, que estreará com a "amarelinha". O jogador de 25 anos é um dos grandes destaque do Campeonato Brasileiro, em que marcou três gols.

O paulista desbancou, por exemplo, Kaká, que foi a principal atração da convocação de Dunga. O veterano, de 33 anos, atualmente no Orlando City, não era chamado desde amistosos contra Itália e Rússia, em março de 2013, quando Luiz Felipe Scolari comandava o Brasil.

Outra mudança prevista pelo atual técnico é a presença de Marcelo Grohe no gol. O gremista substituirá Jefferson, que se recuperou de problema nas costas, mas dará lugar a um dos reservas, em rodízio planejado para os amistosos.

Para a Costa Rica, o jogo marcará a estreia do técnico Óscar Ramírez, sucessor de Pulo Wanchope, demitido no mês passado ao se envolver em briga durante partida do Pré-Olímpico da Concacaf, que assistia do banco de reservas.

O próprio comandante admitiu que o pouco tempo de preparação para o duelo com o Brasil, impede grandes mudanças no elenco principal, por isso, preferiu apostar na base que alcançou as quartas de final da Copa do Mundo, no ano passado.

O grande nome daquela equipe, no entanto, está fora do jogo, o goleiro Keylor Navas, do Real Madrid, que pediu dispensa depois do imbróglio de sua transferência do clube espanhol para o Manchester United. Patrick Pemberton, do Alajuelense, será o titular dos 'Ticos', dessa forma.

A última vez que brasileiros e costarriquenhos se encontraram foi em amistoso realizado quatro anos atrás. Os pentacampeões mundiais levaram a melhor por magro 1 a 0, graças a gol de Neymar.



Prováveis escalações.

Brasil: Marcelo Grohe, Danilo, Miranda, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho e Lucas Lima; Douglas Costa, Willian e Hulk. Técnico: Dunga.

Costa Rica: Pemberton; Duarte, González, Gamboa, Díaz e Calvo; Tejeda, Borges e Ruiz; Campbell e Venegas. Técnico: Óscar Ramírez.

Árbitro: Mathieu Boudreau (Canadá), auxiliado por Joe Fletcher (Canadá) e Corey Rockwell (Estados Unidos).

Estádio: Red Bul Arena, em Nova Jersey (Estados Unidos).