Topo

Real Madrid doará 1 milhão de euros a refugiados amparados pela Espanha

Da EFE, em Madri

05/09/2015 08h06

O Real Madrid "doará 1 milhão de euros em apoio aos refugiados que forem amparados pela Espanha", como mostra de seu "compromisso com a solidariedade", informou o clube espanhol neste sábado em comunicado divulgado em seu site.

A decisão responde ao desejo do Real Madrid de "apoiar os homens, mulheres e crianças que se viram obrigados a abandonar seus lares para fugir da guerra e da morte".

"O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, teve ontem uma conversa por telefone com o presidente do Governo, Mariano Rajoy, na qual falaram sobre esta contribuição e de outras medidas que o clube adotará para colaborar com o atendimento aos refugiados que chegarem à Espanha", diz o comunicado.

O Real Madrid estuda, além disso, realizar "várias iniciativas e ações com especial atenção aos refugiados mais jovens, assim como pôr à disposição da comissão interministerial do governo, que planeja o sistema de acolhimento dos mesmos, algumas das infraestruturas do clube e material esportivo".

Na sexta-feira, o Bayern de Munique também já havia anunciado ajuda financeira aos refugiados e a criação de um campo de treinamento para os imigrantes.

O Porto, de Portugal, divulgou uma carta direcionada a Michel Platini, presidente da federação europeia de futebol (Uefa) propondo uma doação em massa das principais equipes da Europa.

"A família do futebol tem uma longa tradição de solidariedade e responsabilidade social. Então, é impossível fechar os olhos para o drama dos migrantes e refugiados que estão tentando entrar em solo europeu. Porto, através da Uefa, gostaria de convidar os outros 31 clubes da Liga dos Campeões a doar um euro por ingresso vendido nos primeiros dois jogos da fase de grupos. O Porto já assume sua iniciativa contra o Chelsea, no próximo dia 29 de setembro", escreveu.