Topo

Série B italiana terá cartão verde para premiar respeito a valores do futebol

05/09/2015 08h31

Roma, 5 set (EFE).- Os árbitros da Série B do Campeonao Italiano poderão mostrar aos jogadores durante a temporada 2015-2016 um cartão verde que não servirá para penalizar, mas para premiar o respeito aos valores do "cálcio".

A Série B começa neste sábado com o duelo entre Cesena e Brescia, mas será na terceira ou na quarta rodadas - disputadas nos dias 18 e 19, e 21 e 22 de setembro, respectivamente - que esta iniciativa entrará em vigor, segundo a imprensa italiana.

Com isso, além dos cartões tradicionais vermelho e amarelo, que punem atos antidesportivos, os juízes terão no bolso um verde que reconhecerá e premiará o bom comportamento esportivo.

"É uma iniciativa que quer servir de estímulo para o crescimento do jogo justo e respeito recíproco e aos valores do futebol", explicou o presidente da Série B, Andrea Abodi.

Os comportamentos serão premiados pelos árbitros, que mostrarão cartões verdes aos jogadores que fizerem ações "especiais", como por exemplo reconhecer que cometeram uma falta ou confessarem que se jogaram para simular terem sofrido uma falta.

Ao final do campeonato, o jogador com mais cartões verdes será premiado, segundo Abodi, embora sem determinar qual será o prêmio.

A iniciativa já foi testada em competições de base, mas é a primeira vez que será adotada em um campeonato de nível profissional.