Topo

Chile inicia caminho rumo à Copa preocupado com condições físicas de astros

06/10/2015 20h52

Gérard Soler.

Santiago, 6 out (EFE).- A seleção do Chile começará o longo caminho rumo à Copa do Mundo de 2018 com um time praticamente igual ao que venceu em julho, pela primeira vez na história, a Copa América, mas com dúvidas sobre as condições físicas de algumas de suas principais estrelas.

A equipe de Jorge Sampaoli estreará nas Eliminatórias na próxima quinta-feira diante do Brasil, no Estádio Nacional de Santiago. Cinco dias depois, enfrentará o Peru, em Lima.

O treinador argentino parece pouco disposto a fazer experiências no time e confiará nos jogadores que foram determinantes para que o Chile levantasse o primeiro troféu de sua história.

O goleiro Claudio Bravo, do Barcelona, o zagueiro Gary Medel, da Inter de Milão, o meia Arturo Vidal, do Bayern de Munique, e o atacante Alexis Sánchez, do Arsenal, são intocáveis para Sampaoli e considerados a coluna vertebral de uma seleção que procura chegar à terceira Copa do Mundo consecutiva.

Principal nome da equipe, Sánchez sofria um com um início apagado de temporada pelos 'Gunners', mas resolveu voltar a brilhar às vésperas das Eliminatórias. Depois de passar sete jogos em branco, foi decisivo no último domingo e marcou dois gols na vitória do Arsenal sobre o Manchester United por 3 a 0 pelo Campeonato Inglês.

No entanto, o atacante deixou a partida com fortes dores na virilha e se transformou em uma das grandes preocupações de Sampaoli para o início da trajetória nas Eliminatórias.

Outro que provoca dores de cabeça no treinador argentino é o meia Arturo Vidal, que sentiu um problema no joelho direito ao longo da semana e só entrou no segundo tempo da goleada do Bayern de Munique sobre o Borussia Dortmund por 5 a 1, também no domingo, pelo Campeonato Alemão.

Há ausências, no entanto, que já estão confirmadas. A mais dolorosa delas é a de Charles Aránguiz, que em agosto rompeu o tendão de Aquiles em um treino do Bayer Leverkusen poucos dias depois de ser contratado junto ao Internacional.

O volante ficará fora dos gramados por oito meses, fazendo com que o técnico modifique a estrutura do meio de campo. Apesar de não aparecer muito no jogo, Aránguiz era considerado vital tanto no ataque como na defesa.

Por outro lado, quem segue entre os convocados por Sampaoli é o meia Jorge Valdívia. Apesar da saída do Palmeiras e da pouca visibilidade do Al-Wahda, dos Emirados Árabes, seu novo clube, o jogador segue em alta com o treinador por ter sido considerado por muitos como o melhor da equipe durante a conquista da Copa América.

A principal novidade para o início das Eliminatórias é a presença do atacante Fabián Orellana, do Celta de Vigo. Ele não era convocado para a seleção desde março, quando o Chile fez um amistoso contra o Irã na Áustria, e não fez parte do elenco que venceu a Copa América.

Segundo informações divulgadas pouco antes do torneio, o atacante não gostou de ser convocado apenas para treinar e servir como opção apenas se algum dos titulares se machucasse de última hora.

Mas a atitude de Orellana parece não ter incomodado o técnico, que agora o convocou com os duelos contra Brasil e Peru em detrimento de Mauricio Pinilla, ex-Vasco, que não escondeu sua surpresa por ficar de fora da convocação.

Desde a final da Copa América, quando superou a Argentina nos pênaltis, o Chile só jogou um amistoso. No último dia 5 de setembro, a equipe venceu o Paraguai por 3 a 2, com gol de Sánchez já no fim em um duelo sem muito brilho.

As partidas contra o Brasil e o Peru serão uma boa oportunidade para o Chile mostrar que mantém o ritmo e a fome de vitórias que mostrou na Copa América, disputada diante de sua torcida.