Topo

Colômbia quer superar ausência de James e espera volta dos gols de Falcao

06/10/2015 20h52

Marisol Larrahondo Bernal.

Bogotá, 6 out (EFE).- A ausência do meia James Rodríguez, por lesão, e a seca de gols de Radamel Falcao e Jackson Martínez dão à seleção colombiana, às vésperas do início das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, um nível de confiança em bons resultados significativamente abaixo daquele vivido antes do Mundial de 2014, no Brasil, e da Copa América deste ano, no Chile.

James se lesionou em um treino com o Real Madrid, e depois das avaliações médicas foi informado que ficará de fora das partidas contra Peru, na quinta-feira, em Barranquilla, e Uruguai, no próximo dia 13, em Montevidéu.

Para a vaga do camisa 10, o técnico argentino José Pekerman tem como primeira alternativa o meia-atacante Macnelly Torres, do Nacional de Medellín, mas sua condição não é a ideal, pois está se recuperando de uma entorse de grau um no joelho direito.

Para desempenhar o papel de James, também fazem fila Edwin Cardona, do Monterrey, e Juan Guillermo Cuadrado, da Juventus, mas são apenas apostas, e a imprensa colombiana sabe que Pekerman costuma surpreender a todos com soluções engenhosas.

Na convocação para os dois primeiros jogos pelas Eliminatórias, quem reapareceu foi Freddy Guarín, da Inter de Milão. Por outro lado, não estão presentes por baixo rendimento ou lesão jogadores como os laterais Pablo Armero e Camilo Zúñiga, assim como o meia Abel Aguilar.

Diante destas ausências, na defesa Pekerman depositou confiança em Santiago Arias, do PSV Eindhoven, e Jeisson Murillo, da Inter de Milão.

Além disso, o treinador tem que lidar com a escassez de gols de Falcao, que não tem mais brilhado como nos tempos de River Plate, Porto e Monaco, e está apagado no Chelsea depois de uma má sucedida passagem pelo Manchester United. Outro caso preocupante, embora menos, é o de Jackson Martínez, que desde a transferência do Porto para o Atlético de Madrid não demonstrou seu melhor futebol e os gols que justificaram a contratação.

Em repetidas oportunidades, Pekerman afirmou que Falcao, protagonista da Colômbia nas Eliminatórias para a Copa de 2014, só precisa de mais tempo.

No início desta campanha nas Eliminatórias, chama a atenção a convocação de dez jogadores que atuam no campeonato nacional. Além do já citado Macnelly Torres e de Alexander Mejía, companheiros no Nacional de Medellín, Pekerman teve chamou os defensores Francisco Meza, do Santa Fé; Frank Fabra, do Independiente Medellín, e Helibelton Palacios, do Deportivo Cali.

Para o meio, além de Torres e Mejía, o treinador convocou Gustavo Cuéllar, do Junior Barranquilla, e Wilmar Barrios, do Deportes Tolima. E para reforçar as opções no ataque, Pekerman apostou no jovem Rafael Santos Borré, do Deportivo Cali.

A eles se somam os goleiros Cristian Bonilla, do La Equidad, e Camilo Vargas, do Nacional de Medellín, que fazem sombra a David Ospina, que segue lutando para se consolidar no Arsenal.