Topo

Com base semifinalista da Copa América, Paraguai tenta voltar à Copa

06/10/2015 20h53

Chema Orozco.

Assunção, 6 out (EFE).- Fora da Copa do Mundo de 2014 depois de ter feito história ao ir às quartas de final em 2010, o Paraguai tentará retornar ao torneio em 2018 e apostará na base que obteve o quarto lugar na última Copa América para se dar bem nas Eliminatórias a partir desta quinta-feira.

A 'Albirroja' encara a classificatória com um esquema similar ao utilizado no Chile em junho e julho, com o qual eliminou o Brasil nos pênaltis nas quartas de final. Depois, a equipe perdeu para a Argentina nas semifinais e para o Peru na disputa pelo terceiro lugar.

A principal mudança para os jogos contra Venezuela, nesta quinta, em Puerto Ordaz, e Argentina, em Assunção, na próxima terça-feira, é a ausência do experiente atacante Roque Santa Cruz, machucado. Outra ausência será o goleiro Justo Villar, também contundido.

O técnico do Paraguai, o argentino Ramón Díaz, esclareceu que não acredita que o ciclo de Villar na seleção acabou. Entretanto, não se pronunciou sobre Santa Cruz, que não vem conseguindo se firmar na volta ao Málaga devido a uma sequência de problemas físicos.

Sem o principal centroavante do país nos últimos anos, Díaz levará à Venezuela como principal novidade o atacante Darío Lezcano, do Lucern. Contudo, os titulares na linha de frente deverão ser atletas mais conhecidos, como Derlis González, Haedo Valdéz e Lucas Barrios, do Palmeiras.

A base é estrangeira, principalmente com nomes do Campeonato Mexicano e do Campeonato Argentino. Mas há também destaques do Campeonato Paraguaio, como Jonathan Fabro, ex-Atlético-MG e agora no Cerro Porteño.

Fabro passou a integrar o grupo neste domingo, junto a Rodrigo Rojas e Bruno Valdez, seus companheiros no 'Ciclón', líder do Clausura local.

Na defesa, Díaz também optou pela experiência, e isso inclui jogadores com passagem pelo Brasil. É o caso dos laterais Ivan Piris, que defendeu o São Paulo, e Miguel Samudio, que na temporada passada vestiu a camisa do Cruzeiro. No meio-campo, assim como foi no Chile, a referência será Néstor Ortigoza, campeão da Taça Libertadores de 2014 pelo San Lorenzo.

A estreia será contra a Venezuela, mas o treinador não esconde já estar preocupado com a Argentina, pela qual a 'Albirroja' foi goleada nas semifinais da Copa América. "Será uma adversária muito difícil. Nós nem a torcida nos esquecemos dos 6 a 1", comentou.