Topo

Em má fase no Flamengo, Guerrero é grande aposta peruana nas Eliminatórias

06/10/2015 20h53

Mónica Martínez.

Lima, 6 out (EFE).- Incentivada pelos bons resultados recentes, como a campanha na última Copa América, a seleção peruana chega às Eliminatórias Sul-Americanas com grande expectativa de conquistar uma vaga para voltar a disputar a Copa do Mundo, o que não acontece desde a edição de 1982.

Uma das principais esperanças da torcida e do técnico argentino Ricardo Gareca, ex-Palmeiras, está depositada na pontaria do atacante Paolo Guerrero, que apesar de não viver um bom momento no Flamengo e vir de uma lesão, desponta como o principal destaque de sua seleção.

Porém, para a estreia nesta quinta-feira, contra a Colômbia, em Barranquilla, preocupa a situação do companheiro de ataque de Guerrero, o experiente Jefferson Farfán, que corre contra o tempo para se recuperar de uma distensão na coxa direita. Além do duelo com os colombianos, o Peru espera contar com ele para enfrentar o Chile no próximo dia 13, em Santiago.

"Se Farfán não jogar contra a Colômbia, esperamos que esteja 100% contra o Chile", disse o médico da seleção peruana, Julio Segura.

Outro pilar da equipe, o lateral Juan Manuel Vargas, perderá, por lesão no joelho direito, os dois primeiros confrontos das Eliminatórias e será substituído por Rinaldo Cruzado, do César Vallejo.

Para o gol, Gareca chamou Pedro Gallese, que teve um destacado desempenho na Copa América, na qual o Peru ficou em terceiro lugar pela segunda vez consecutiva.

A competição continental foi justamente o divisor de águas que permitiu a Gareca espantar a desconfiança com a qual foi recebido ao chegar à seleção. O técnico, que como jogador se destacou como um artilheiro raçudo, devolveu a confiança à seleção peruana com um sistema tático que privilegia o equilíbrio defensivo sem deixar de conjugar bom futebol e presença ofensiva com muitos jovens talentos que até então não tinham vitrine.

Gareca disse ter assumido uma tarefa difícil, mas não impossível, e se comprometeu com a montagem de uma seleção competitiva.

Nos últimos treinos visando a estreia nas Eliminatórias, ele deu pistas sobre a possível formação titular, com o lateral Yoshimar Yotún, ex-Vasco e atualmente no Malmö, Joel Sánchez no lugar de Farfán, e André Carrillo, do Sporting, ao lado de Guerrero.