Topo

Sem Cavani e Suárez, Uruguai aposta na renovação em estreia nas Eliminatórias

06/10/2015 20h53

Rubén Figueroa.

Montevidéu, 6 out (EFE).- As duas principais esperanças de gols do Uruguai vão desfalcar a 'Celeste' nas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, um caminho que a equipe espera percorrer com mais facilidade do que na última edição do torneio, em que precisou da repescagem para se classificar.

Para a estreia contra a Bolívia, em La Paz, na quinta-feira, e diante da Colômbia, na próxima terça, em Montevidéu, o técnico Óscar Tabárez não poderá contar com Luis Suárez e Edinson Cavani.

O atacante do Barcelona segue suspenso, depois de ter dado uma mordida no zagueiro italiano Giorgio Chiellini no Mundial de 2014, e só volta na quinta rodada, contra o Brasil. Já o artilheiro do Paris Saint-Germain, punido após revidar a "dedada" do chileno Gonzalo Jara na Copa América, retorna à equipe apenas na terceira partida, frente ao Equador.

Ambos os desfalques obrigaram o treinador a intensificar a renovação já vivida pela 'Celeste' desde a última Copa do Mundo e buscar no próprio Campeonato Uruguaio novos talentos para encarar o difícil início das Eliminatórias até o retorno das estrelas.

Após estrearem nos amistosos de setembro, o meio-campista Nahitan Nández, do Peñarol, o volante Brian Lozano, do Defensor, e o atacante Michael Santos, do River Plate, foram convocados por Tabárez para as duas primeiras rodadas.

A expectativa é que essa nova geração de jogadores tenha um papel decisivo na trajetória do Uruguai rumo à terceira Copa do Mundo consecutiva, especialmente depois das críticas sobre o envelhecimento do elenco levado pela 'Celeste' ao Mundial de 2014.

Nández, titular do Peñarol, mostrou confiança na estreia com a seleção no amistoso diante da Costa Rica e pode ser o "camisa 10" que o Uruguai não consegue encontrar em Nicolás Lodeiro, ex-Botafogo e Corinthians.

Fora o bom trabalho feito por Egídio Arévalo Ríos na região central do campo, a 'Celeste' mostrou nas últimas partidas que não tem uma ideia clara de jogo. Por isso, abusou das bolas alçadas na área, no pior dos casos, ou explorou as laterais com velocidade, na melhor das hipóteses.

É em uma das alas, cortando os lances pela diagonal, que Tabárez espera escalar Lozano, um dos destaques do Defensor, que acaba de se classificar para as quartas de final da Copa Sul-Americana.

Outro dos que podem aproveitar a ausência de Suárez e Cavani é o atacante Jonathan Rodríguez, do Deportivo La Coruña, que estreou no final de 2014 e foi quem mais cresceu nos amistosos contra Panamá e Costa Rica.

Ele briga com Abel Hernández, do Hull City, por uma vaga ao lado de Cristhian Stuani, do Middlesbourgh, que parece ter garantido presença no ataque da 'Celeste' até a volta da dupla titular após marcar o gol da vitória sobre o Panamá.

Diego Rolan, do Bordeaux, corre por fora. Também parte da renovação do Uruguai, ele pode jogar como ponta pelos lados do campo, fornecendo a velocidade que o Uruguai carece por não possuir um organizador de qualidade. O atacante esteve presente em todas as convocações de Tabárez desde o fim da Copa do Mundo do Brasil.

O goleiro Martín Silva, do Vasco, e o meia-atacante Giorgian De Arrascaeta, do Cruzeiro, também foram convocados para a disputa das duas primeiras partidas do Uruguai na competição. Ambos, porém, devem ficar no banco de reservas.

A forma como esses novos talentos vão responder às dificuldades das Eliminatórias podem determinar qual será o caminho da 'Celeste' rumo à Copa de 2018, por mais que Tabárez já tenha dito que não busca "salvadores" para substituir Suárez e Cavani.