Topo

Quase 6 anos depois, Brasil volta às Eliminatórias contra campeões da América

07/10/2015 16h00

Santiago (Chile), 7 out (EFE).- Com vaga garantida na Copa do Mundo de 2014 por ter sido país sede, a seleção brasileira voltará às Eliminatórias nesta quinta-feira, na busca por uma vaga no Mundial de 2018, e enfrentará o Chile no Estádio Nacional, em Santiago.

O Brasil não disputa uma partida pela classificatória desde 14 de outubro desde 2009, quando, já garantido na Copa do ano seguinte, não passou de um empate sem gols com a Venezuela no Estádio Morenão, em Campo Grande. A última vitória foi justamente contra os chilenos, por 4 a 2, na Arena Pituaçu (Salvador), em 9 de setembro desse ano.

A situação atual é mais complicada que a de seis anos atrás. Se daquela vez a equipe já estava perto do Mundial, agora trata-se de um início de caminhada, e o adversário agora carrega o status de campeão continental com o título da Copa América, obtido em casa em julho passado.

Para piorar, o técnico Dunga, o mesmo da campanha anterior, não contará em Santiago com seu principal jogador, o atacante Neymar. O jovem craque foi suspenso por quatro jogos devido à confusão em que se envolveu após a derrota para a Colômbia, pela fase de grupos do torneio continental. Duas partidas já foram cumpridas, e as outras duas serão contra o Chile e diante da Venezuela, na próxima terça-feira, em Fortaleza.

A responsabilidade de obter os gols de que a equipe pentacampeã precisará cairão sobre Douglas Costa e Hulk, que vivem bom momento em Bayern de Munique e Zenit São Petersburgo, respectivamente, além de Oscar e Willian, que vêm enfrentando dificuldades no Chelsea.

Na defesa, a aposta é na experiência. O treinador deixou Thiago Silva de fora, mas deverá compor a retaguarda com Daniel Alves, David Luiz, Miranda, capitão do time, e Filipe Luis, com Marcelo, mas ofensivo, no banco.

Nos donos da casa, o objetivo é demonstrar que podem manter o ritmo exibido na Copa América, em que conquistaram um título inédito. Contudo, o treinador Jorge Sampaoli terá problemas para montar a formação inicial.

O volante Charles Aránguiz, ex-Internacional e titular na competição da Conmebol, machucou e voltará aos gramados apenas em 2016. Além disso, os dois principais nomes do futebol chileno, o meia Arturo Vidal e o atacante Alexis Sánchez, foram apontados por Sampaoli nesta quarta como dúvidas para o duelo.

Além de começar com o pé direito nas Eliminatórias, 'La Roja' tem uma motivação extra para bater o Brasil. Se vencerem, os chilenos ultrapassarão o adversário no ranking da Fifa pela primeira vez na história.



Prováveis escalações:.

Chile: Bravo; Silva, Medel e Jara; Isla, Mark González, Díaz, Vidal (Gutiérrez); Valdivia, Vargas e Sánchez (Orellana). Técnico: Jorge Sampaoli.

Brasil: Jefferson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luis; Fernandinho e Luiz Gustavo; Oscar, Douglas Costa e Willian; Hulk. Técnico: Dunga.

Árbitro: Roddy Zambrano (Equador), auxiliado pelos compatriotas Christian Lescano e Byrom Romero.

Estádio Nacional, em Santiago.