Topo

Blatter recorre de sua punição

09/10/2015 07h20

Madri, 9 out (EFE).- O suíço Joseph Blatter, inabilitado como presidente da Fifa de forma provisória durante 90 dias, apresentou um recurso contra a punição imposta na quinta-feira pelo Comitê de Ética da entidade.

Em seu recurso, Blatter rejeita o tratamento injusto do que foi objeto por parte do Comitê de Ética, ao qual reivindica a realização de uma audiência que não aconteceu, segundo o jornal americano "The New York Times".

Uma vez confirmada a sanção, os advogados de Blatter na Suíça e nos Estados Unidos fizeram constar em comunicado a "decepção e inconformidade" do dirigente suíço com o Comitê de Ética da Fifa, que o sancionou sem tê-lo escutado.

No mesmo disseram que Blatter, que preside a Fifa desde 1998, espera a oportunidade de demonstrar que não cometeu irregularidade alguma e que o Comitê de Ética baseia sua decisão "em um mal-entendido" das ações do procurador-geral da Suíça.

A Promotoria da Suíça anunciou no final de setembro a abertura de um processo contra Blatter por suspeitas de gestão desleal e abuso de confiança e investiga "um pagamento irregular" de dois milhões de francos (cerca de dois milhões de euros no câmbio de hoje) que este fez ao presidente da Uefa, Michel Platini "em prejuízo da FIFA".

O dinheiro era destinado "supostamente" a trabalhos efetuados entre 1999 e 2002, mas o pagamento foi realizado em 2011, segundo a Promotoria.