Topo

Justiça turca absolve acusados de manipulações de partidas

09/10/2015 16h50

Istambul, 9 out (EFE).- Um tribunal da Turquia absolveu nesta sexta-feira todos os acusados em um caso de manipulações de jogos de futebol, entre eles Aziz Yildirim, presidente do Fenerbahçe.

Yildirim, junto com outros acusados, foi condenado em julho de 2012 a seis anos e três meses de prisão por fraudar partidas e "formar uma organização ilegal". A sentença foi confirmada pela Corte Suprema, mas o julgamento foi repetido depois, e hoje ele acabou absolvido de todas as acusações.

A decisão foi comemorada por vários torcedores do Fenerbahçe que se reuniram em frente ao tribunal na capital Istambul, informou a emissora "NTV".

Junto com o presidente do Fenerbahçe foram absolvidos hoje outros 12 acusados, embora a Promotoria tivesse pedido para dois deles penas de 2,5 a 7 anos por ameaças e por falsificação de documentos oficiais, após retirar a acusação de manipulações.

Yildirim, um engenheiro de construção e empresário de 62 anos, ocupa desde 1998 a presidência do Fenerbahçe e sempre alegou inocência.

Acusado em 2011, ele foi condenado em julho de 2012, e o julgamento foi confirmado pelo Supremo em abril de 2014, mas em junho do mesmo ano, após a abolição dos tribunais com poderes especiais que o julgaram, a máxima instância judicial aceitou repetir o julgamento.

A Promotoria, desta vez, pediu sua absolvição, e só manteve a posição em acusações menores contra outros dois acusados, que também foram absolvidos.