Topo

Conmebol confirma que novo ranking definirá cabeças de chave da Libertadores

26/11/2015 18h19

Rio de Janeiro, 26 nov (EFE).- A Taça Libertadores escolherá os cabeças de chave da fase de grupos a partir da edição de 2016 através de um ranking de clubes que está sendo elaborado, segundo anúncio feito nesta quinta-feira pela Conmebol.

A lista seguirá critérios esportivos e levará em conta a pontuação das equipes nas últimas dez edições da competição, assim como o histórico no torneio, explicou o diretor de competições da entidade, Hugo Figueiredo.

O ranking servirá para escolher os sete cabeças de chave que acompanharão o atual campeão, o River Plate, e as equipes que ocuparão o segundo e terceiro posto em cada grupo.

A criação da classificação foi decidida em reunião do Comitê Executivo da Conmebol realizada no Rio de Janeiro. "Decidimos copiar o bom da Europa", disse o diretor de competições.

A entidade também está cogitando a possibilidade de efetuar mudanças no sistema de cruzamentos a partir dos oitavas de final, mas na edição de 2016 manterá o atual, definido pela classificação geral das equipes na fase de grupos.

Além disso, Figueiredo revelou que a Conmebol elevará as cotas pagas aos clubes em função dos direitos de televisão, depois do acordo feito neste mês com a Fox para a cessão dos direitos das próximas edições da Libertadores, da Copa Sul-Americana e da Recopa. EFE

mp/dr