Topo

Associação Mundial de Ligas terá início em 2016 sem representante do Brasil

01/12/2015 17h07

Redação Central, 1 dez (EFE).- Representantes de alguns dos campeonatos nacionais mais importantes do mundo, nenhum deles do Brasil, se reuniram nesta terça-feira em Paris e chegaram a um acordo para a criação da Associação Mundial de Ligas, que começará a caminhada em janeiro de 2016 com o objetivo de aumentar a influência dentro do panorama futebolístico mundial.

Participaram do encontro de dirigentes de Espanha, Inglaterra, Alemanha, França, Holanda, Rússia, Portugal, Dinamarca, Suécia, Suíça, Escócia e Grécia, entre os europeus, além de Estados Unidos, México, Costa Rica, Equador, Panamá, Colômbia, Arábia Saudita, Catar, Japão, Austrália, África do Sul, Quênia e Nigéria. A Fifa também esteve representada através do diretor James Johnson.

A reunião contou ainda com quatro dos cinco candidatos que almejam suceder o suíço Joseph Blatter no organismo máximo do futebol mundial e que expuseram suas propostas, o príncipe jordaniano Ali ben al-Hussein, o xeque bahreinita Salman bin Ibrahim al-Khalifa.

Para os próximos meses, foi estabelecido um grupo de trabalho para a constituição da nova associação. O conjunto tem como líder presidente da Liga da França, Frederic Thiriez, e conta ainda com os presidentes da Primeira Divisão do México, Enrique Bonilla, da liga japonesa, Mitsuri Murai e da Bundesliga, Christian Seifert, e o comissário da liga americana, Don Garber.