Topo

United? Chelsea? Astronauta leva bandeira de time ao espaço

Dmitry Lovetsky/AP
Imagem: Dmitry Lovetsky/AP

Da EFE, em Londres

15/12/2015 14h50

O astronauta britânico Tim Peake levou na nave russa Soyuz TMA-19M uma bandeira de sua equipe de futebol do coração. Mas não pense que se trata de um grande inglês. United, Chelsea, Liverpool, Arsenal? Não! Quem foi parar no espaço foi o Stoke City.

"Estou há muito tempo esperando para mostrar estas fotos a vocês. Coloquei (a bandeira) na mala em abril. Agora só tenho que buscá-la na ISS", escreveu Peake no Twitter junto a duas fotografias da bandeira do Stoke. Ele iniciou nesta terça-feira uma viagem à Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês).

O Stoke City é apenas a 11ª colocada no Campeonato Inglês, enviou uma mensagem de boa sorte ao torcedor ilustre, primeiro astronauta britânico a viajar para a ISS.

"Decolagem! Tim Peake está a caminho da Estação Espacial Internacional", publicou o clube no Twitter, acompanhado das hashtags "GoodLuckTim" ("Boa sorte, Tim") e "LetsGetStokeInSpace" ("Levemos o Stoke ao espaço").

A nave Soyuz TMA-19M, com três tripulantes a bordo, o russo Yuri Malenchenko, o americano Tim Kopra e Peake, foi lançada hoje às 9h03 (de Brasília) a partir da base de Baikonur (Cazaquistão) rumo à ISS.

Na estação, os três serão recebidos por seus atuais inquilinos: os russos Mikhail Kornienko e Sergei Volkov e o americano Scott Kelly. Os tripulantes da Soyuz TMA-19M, que integram a expedição 46/47 à ISS, permanecerão na plataforma por sete meses.