Topo

Rali Dakar retornará ao continente africano em 2016 em seu formato Series

31/12/2015 22h21

Buenos Aires, 31 dez (EFE).- A empresa francesa Amaury Sport Organisation (ASO), organizadora do rali Dakar, anunciou na tarde desta quinta-feira que a corrida voltará ao território africano em 2016, em sua modalidade Series, com o Merzuoga Rali, cuja sétima edição se realizará entre 21 e 27 de maio.

A marca Dakar, fundada em 1978, teve sua última prova na África em 2007 e voltará a desembarcar no continente com a modalidade Series, que foi criada em 2008 e passou por Europa, Ásia e América do Sul nos últimos anos.

"Este rali será o primeiro estágio para um piloto que queira disputar o Dakar. Nosso objetivo é permitir que os jovens pilotos de moto participem de uma corrida adaptada para suas capacidades, mas que, ao mesmo tempo, lhes permita encarar as dificuldades reais do rali raid: a navegação e a resistência", comentou Marc Coma, novo diretor esportivo do Dakar a partir deste ano.

"O interessante para os europeus e para os africanos é que, além disso, se trata de uma prova acessível do ponto de vista financeiro", acrescentou Coma.

No segundo trimestre de 2016, o Merzouga Rali, que é disputado desde 2010 no Marrocos, na região de Erfoud, passará a fazer parte da família Dakar.

Edo Mossi, fundador do Merzouga Rali, disse que está "emocionado com o que está acontecendo" e acrescentou que "trabalhar com a ASO é um grande honra e uma fonte de motivação".

Além disso, Mossi revelou que quando iniciou a prova em 2010, "não podia imaginar que o Merzouga poderia se transformar em um trampolim para o Dakar para os pilotos".