Topo

Quênia pode desistir dos Jogos de Rio por causa do zika vírus

09/02/2016 09h08

Nairóbi, 9 fev (EFE).- O Quênia pode desistir de disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro se a epidemia de zika vírus se agravar, confirmou o diretor do comitê olímpico do país africano, Kipchoge Keino.

"Se o zika vírus for grave, não iremos aos Jogos. Não vamos expor nosso jovens. A saúde da nossa gente é mais importante que os Jogos", garantiu Keino, em entrevista à imprensa queniana.

"Vamos esperar até o último minuto. Confiamos nos conselhos das autoridades sanitárias do Brasil para tomar uma decisão", acrescentou o ex-atleta queniano, campeão de 1,5 mil metros nos Jogos Olímpicos de 1968.

O presidente da Federação de Atletismo do Quênia, Tuwei Jackson, apontou que uma decisão será tomada "antes de agosto", quando serão realizados os Jogos.

Enquanto isso, muitos esportistas quenianos continuam se preparando mesmo com a ameaça do vírus. O representante de atletas Ezequiel Kemboi afirma não ter ouvido "nada" sobre esta doença, indicou a revista "The Standard".

O Ministério de Esporte do Brasil descartou na semana passada qualquer probabilidade de a competição olímpica não ser realizada no país pelo zika e recalcou que o governo está "integralmente empenhado" para que os Jogos transcorram com "segurança e tranquilidade".

O Executivo intensificou seus esforços para combater os criadouros de Aedes aegypti e mobilizou 220 mil membros das Forças Armadas na luta contra o inseto.