Topo

Embaixada cubano diz ter identificado militar que auxiliou deserção de irmãos

11/02/2016 15h20

Santo Domingo, 11 fev (EFE).- O embaixador de Cuba na República Dominicana, Carlos De la Nuez López, identificou como sendo William Solís, o oficial da Força Aérea dominicana que, supostamente, colaborou com a deserção dos irmãos Yulieski e Lourdes Gourriel, que desertaram no fim de semana passado.

Ambos abandonaram a delegação do Tigres de Ciego de Ávila logo depois da eliminação nas semifinais da Série do Caribe, tradicional torneio entre clubes da região, em jogo que aconteceu no sábado, com vitória de Venados de Mazatlán, do México, que acabariam se tornando campeões.

Yulieski e Lourdes Gourriel, considerados os dois principais atletas do país, deixaram o hotel onde estavam hospedados em uma caminhonete, que, supostamente, pertencia a um dos órgãos do Ministério da Defesa da República Dominicana.

Em entrevista ao jornal dominicano "Listín Diario", De la Nuez López garantiu existir um vídeo em que é possível ver William Solís entrando no hotel onde estava a delegação da equipe cubana. Nas imagens, o militar aparece conversando com Yulieski e Lourdes Gourriel, que depois entraram em um veículo não-identificado.

Segundo o embaixador, a gravação foi entregue para a promotoria da República Dominicana.

Ainda de acordo com De la Nuez López, Solís foi flagrado mais de uma vez no hotel onde a equipe estava hospedada. De acordo com a imprensa dominicana, os dois jogadores cubanos teriam sido levados para o Haiti.

Yulieski Gourriel, de 31 anos, é considerado um atleta "pronto" para atuar na MLB, liga profissional de beisebol dos Estados Unidos, enquanto Lourdes, de 22 anos, é considerado promissor para o futuro. EFE

mf/bg