Topo

Grêmio é derrotado no México pelo Toluca com 2 gols do argentino Triverio

18/02/2016 04h05

Cidade do México, 17 fev (EFE).- O Grêmio estreou nesta quarta-feira pelo Grupo 6 da Taça Libertadores e acabou sendo derrotado no México pelo Toluca, que marcou duas vezes com o atacante argentino Enrique Triverio, mesmo jogando a maior parte da partida com um homem a menos, após a expulsão de Moisés Velasco.

A equipe mexicana jogou desde os 36 do primeiro tempo sem Velasco, que recebeu o cartão vermelho direto após agredir Douglas, e sua defesa aplicou um ferrolho sobre o tricolor gaúcho e surpreendeu os bicampeões da América em duas ocasiões com os gols de Triverio, ambos no segundo tempo do jogo disputado no estádio Nemesio Diez, a 2,6 mil metros de altitude.

O Toluca, que é dirigido pelo paraguaio José Cardozo, foi um time até a expulsão de Velasco e outro com dez homens em campo, já que seus jogadores demonstraram muito empenho e aplicação e foram favorecidos pela entrada do peruano Christian Cueva no início do segundo tempo.

Já o Grêmio de Roger Machado teve momentos de brilho no primeiro tempo e conseguiu impedir as iniciativas do Toluca, mas voltou mal no segundo e não encontrou meios para sair da altitude mexicana com um resultado melhor.

O atacante Carlos Esquivel deu o primeiro aviso do Toluca aos 11 minutos de jogo e Triverio perdeu uma boa oportunidade aos 18, em um início de partida no qual o Toluca mostrava um estilo mais agressivo, mas que acabou perdendo força diante da pressão do Grêmio.

Quando os 'Diabos Vermelhos' diminuíram seu ritmo, o time brasileiro passou a tomar a iniciativa com boas jogadas de Everton, que representou perigo para a meta do Toluca durante todo o primeiro tempo.

Everton foi o melhor do Grêmio na etapa inicial. O atacante teve duas boas chances de abrir o marcador, a primeira aos 18, com um forte chute que saiu por cima do gol, e a segunda aos 28, após receber passe de Douglas e chutar cruzado, assustando o goleiro do Toluca.

Maicon teve outra boa oportunidade para o Grêmio aos 33, quando uma falha defensiva o deixou livre para chutar, mas o goleiro Talavera evitou o gol gremista.

A situação do Toluca se complicou aos 36 com a expulsão direta de Velasco, o que fez com que Richard Ortiz e Carlos Esquivel tivessem que se desdobrar para tapar o buraco deixado pela saída do volante.

Após o intervalo, Cardozo promoveu a entrada de Cueva no lugar de Arellano e, logo no primeiro minuto da etapa complementar, veio o primeiro gol de Triverio, que se antecipou aos zagueiros do tricolor e desviou de cabeça um longo cruzamento da esquerda, no contrapé de Marcelo Grohe.

O segundo gol mexicano aconteceu apenas aos 30 minutos, depois que Triverio foi derrubado na área por Geromel e o juiz marcou pênalti. O próprio atacante argentino se encarregou da cobrança com um chute forte e alto para ampliar a vantagem em favor dos 'Diabos Vermelhos' e confirmar sua primeira vitória sobre uma equipe brasileira na Libertadores.

Com o resultado, o Grêmio ocupa a última posição do Grupo 6, com nenhum ponto e dois gols sofridos. Já o Toluca lidera com três pontos. O San Lorenzo, da Argentina, e a LDU, do Equador, completam a chave. As duas equipes, que ainda não estrearam, se enfrentam na próxima terça-feira, no Estádio Casa Blanca, em Quito.