Topo

Em carta aberta, Blatter lembra que Uefa de Infantino não apoiou reformas

Ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter enviou carta aberta para Infantino, seu sucessor - Patrick B. Kraemer/EFE
Ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter enviou carta aberta para Infantino, seu sucessor Imagem: Patrick B. Kraemer/EFE

Da EFE

Em Zurique (Suíça)

28/02/2016 14h19

O suíço Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, divulgou neste domingo uma carta aberta ao compatriota Gianni Infantino, novo mandatário da entidade, destacando que as reformas aprovadas dois dias atrás tinham oposição da Uefa.

"Tenho certeza que você se lembra que sua confederação, a Uefa, não me apoiou em 2013. Essas reformas, que agora você tem nas mãos e as executará", garantiu o dirigente suspenso do futebol, no texto publicado pelo jornal francês Le Journal du Dimanche.

Na carta, em que Blatter chama Infantino de "amigo", o ex-presidente afirma que foi o grande responsável pelas alterações no estatuto da federação internacional, que entre outras coisas, limitam o mandato do mandatário.

Segundo o dirigente suspenso, o ex-secretário-geral da Uefa herdará uma organização "bem organizada e sólida", que "funcionou nestes últimos meses, apesar do que alguns chamam de escândalo".

Blatter, no entanto, fez questão de mandar um recado para Infantino sobre as expectativas criadas na figura do líder da Fifa, por todo mundo do futebol.

"Já que você quis isso, não será fácil. Esperam de você, milagres, neste contexto em que assume a Fifa", escreveu.

O presidente da Fifa entre 1998 e 2015 revelou no texto que se reuniu com Infantino recentemente, e que, apesar de não ter participado do Congresso Extraordinário da última sexta-feira, tinha conhecimento de como as coisas poderiam acontecer.

"Eu tinha constatado que as direções das confederações não eram seguidas, totalmente, pelos filiados" afirmou.

Por fim, Blatter garante que a vitória do compatriota se deu por que se trata de "uma pessoa boa, um jovem, um vizinho".