Topo

Federação afegã apresenta uniforme com véu muçulmano para seleção feminina

Afegãs poderão jogar com véu tradicional, o chamado hijab, em novos uniforme - Divulgação
Afegãs poderão jogar com véu tradicional, o chamado hijab, em novos uniforme Imagem: Divulgação

Da EFE

08/03/2016 12h35

A Federação de Futebol do Afeganistão apresentou nesta terça-feira o novo uniforme da seleção feminina, que teve incluído o hijab, véu utilizado pelas mulheres muçulmanas.

A data escolhida para a apresentação dos novos uniformes - também os da seleção masculina - foi a do Dia Internacional da Mulher, que se comemora neste 8 de março.

"O uniforme inclui o uso integrado do hijab, que permitirá que as mulheres pratiquem o esporte no país, e também as ajuda a competir com igualdade em nível internacional", afirma a empresa esportiva Hummel, responsável pelo material.

Uniforme da seleção afegã com o hijab - Jan M. Olsen/AP - Jan M. Olsen/AP
'É uma forma de fomentar a confiança da mulher', explicou Khadila Popal, ex-capitã da seleção afegã
Imagem: Jan M. Olsen/AP
Ex-capitã da seleção afegã, Khadila Popal destacou a luta das mulheres do país para ter espaço na sociedade, o que inclui o futebol.

"Brilhar com a camisa da seleção é como ter um poder. É uma forma de fomentar a confiança da mulher. Isso te faz sentir poderosa", explicou a atleta, que se aposentou por causa de grave lesão.

O proprietário da Hummel, Christian Stadil, destacou que a parceria com a federação do país é bem mais do que comercial, mas um compromisso pelo sucesso.

"Fazemos alianças com seleções e clubes com uma história para contar, como o Afeganistão. Queremos ajudar o povo afegão, e neste momento, o melhor é ajudar às mulheres que jogam futebol, com ou sem um hijab", disse.