Topo

Atleta sírio que perdeu parte da perna salvando amigo levará tocha olímpica

Ibrahim al-Hussein, sírio que perdeu parte da perna direita e participará do revezamento -  Achilleas Zavallis/UNHCR/Handout
Ibrahim al-Hussein, sírio que perdeu parte da perna direita e participará do revezamento Imagem: Achilleas Zavallis/UNHCR/Handout

Da EFE, em Atenas (Grécia)

22/04/2016 12h42

O sírio Ibrahim al-Hussein, que é nadador e jogador de basquete em cadeiras de rodas, será o refugiado que participará do revezamento da tocha olímpica, conforme anunciou nesta sexta-feira o Comitê Olímpico Grego.

O atleta perdeu parte de uma das pernas em um bombardeio no país-natal enquanto socorria um amigo ferido no ataque. Agora, utiliza uma prótese que um médico lhe deu.

Al-Hussein, que tem 27 anos, fará a condução do símbolo, que partiu de Olímpia em direção ao Maracanã, no centro de refugiados de Eleonas, em Atenas, na próxima terça-feira.

"Levo o fogo olímpico por mim, também pelos sírios, pelos refugiados de todas as partes, pela Grécia, pelo esporte, pelas minhas equipes de basquete", disse o paratleta, em comunicado divulgado pelo Comitê Olímpico.

O condutor da tocha vive na Grécia desde 2014, quando chegou da Síria, e é um dos atletas do time de basquete de Marussi, bairro na periferia da capital grega. Além disso, pratica natação em um projeto para atletas portadores de necessidades especiais.

Al-Hussein entrou na Grécia pela ilha de Samos, após longa viagem em um bote, ainda antes da explosão da crise migratória na Europa. Já na Síria, ele era atleta, graças ao pai, técnico de natação, que colocou ele e os outros 13 filhos no esporte, praticando também judô e basquete.

Em junho, o sírio cairá na piscina para participar dos Jogos Pan-Helênicos. Atualmente, ele nada os 50 metros rasos em 28 segundos, três a menos do tempo que fazia antes da perda de parte da perna.