Topo

Villarreal marca no fim e derrota Liverpool; Shakhtar e Sevilla empatam

Alberto Saiz/AP
Imagem: Alberto Saiz/AP

28/04/2016 18h05

O Villarreal marcou no fim, venceu em casa nesta quinta-feira o Liverpool por 1 a 0, e largou na frente na disputa por um lugar na final da Liga Europa, em dia de empate entre Shakhtar Donetsk e Sevilla em 2 a 2, na Ucrânia.

O gol isolado da partida foi anotado pelo atacante espanhol Adrián López, aos 47 minutos do segundo tempo, se aproveitando de falha generalizada da zaga dos 'Reds'. Após lançamento longo, Denis Suárez recebeu livre e só ajeitou para o companheiro, que havia entrado em campo um pouco antes, rolar para o fundo das redes.

O duelo no estádio El Madrigal foi, por quase todos os 90 minutos, bastante morno, com as duas equipes mostrando mais cautela do que com vontade de criar oportunidade para balançar as redes. Na etapa inicial, os anfitriões foram melhores, pressionando mais.

Depois do intervalo, cada time acertou a trave uma vez. Aos 2 minutos foi a vez do Villarreal, com o atacante congolês Cédric Bakambu, Aos 20, o Liverpool carimbou o poste, com Roberto Firmino, em contra-ataque veloz.

A temperatura foi bem mais alta do lado de fora do gramado, tanto é que os dois técnicos, o espanhol Marcelino García Toral, do Submarino Amarelo, e o alemão Jürgen Klopp, dos 'Reds', discutiram rispidamente. Os árbitros reservas e membros das comissões técnicas precisaram afastar os "brigões".

Três brasileiros disputaram a partida, todos pelo Liverpool. Lucas Leiva, Philippe Coutinho e Firmino começaram entre os titulares. O ex-meia-atacante do Vasco foi o único que não ficou em campo até o final, sendo substituído no intervalo, após passar mal.

O atacante Léo Baptistão, que é o único jogador do Villarreal nascido no Brasil, ficou fora do grupo de relacionados para esta primeira semifinal, por causa de problemas musculares.

Os dois times se reencontrarão agora na próxima quinta-feira, no estádio Anfield. O Submarino Amarelo jogará pelo empate ou por derrota por um gol - o 1 a 0 é o único placar que leva a decisão para a prorrogação. Ao time inglês, só a vitória por dois gols ou mais vale classificação ainda no tempo normal.

Também hoje, na Ucrânia, o Shakhtar Donetsk reviveu o drama de nove anos atrás, quando encarou o Sevilla e cedeu empate em 2 a 2 duas vezes, na ida e na volta das oitavas de final da então Copa da Uefa, antecessora da Liga Europa. Depois da segunda das duas igualdades, a equipe laranja e negra acabou eliminada.

Hoje, os visitantes saíram na frente logo aos 6 minutos do primeiro tempo, com gol do meia-atacante espanhol Vitolo. Aí entrou em cena o brasileiro Marlos, que balançou as redes aos 23, e deu passe para o volante Taras Stepanenko virar aos 36, ainda antes do intervalo.

Aos 36 da etapa final, o atacante argentino Facundo Ferreyra cometeu pênalti, bastante duvidoso, em Vitolo. O centroavante francês Kevin Gameiro mostrou categoria, deslocou o goleiro adversário e decretou a igualdade.

Na temporada 2006/2007, os dois times se encontram, e o Shakhtar vencia na Espanha até os 43 minutos do segundo tempo, quando o volante italiano Enzo Maresca empatou o jogo em 2 a 2, curiosamente, também em penalidade.

Na volta, o golpe foi ainda mais duro, já que o gol do Sevilla saiu aos 49 da etapa final e foi anotado pelo goleiro espanhol Andrés Palop, que foi para a área no desespero e fez de cabeça. Na prorrogação, o atacante uruguaio Javier Chevantón marcou e eliminou o time ucraniano.

Agora, a vaga na decisão será decidida na próxima quinta-feira, no estádio Ramón Sánchez Pizjuan. O Shakhtar precisará vencer ou empatar em três ou mais gols. Caso perca ou empate em 0 a 0 ou 1 a 1, estará eliminado. Um novo empate em 2 a 2 forçará a disputa de prorrogação.