Topo

Ibrahimovic anuncia que está deixando o Paris Saint-Germain

Da EFE

Em Paris (França)

13/05/2016 06h39

O atacante sueco Zlatan Ibrahimovic anunciou nesta sexta-feira que jogará amanhã sua última partida com o Paris Saint-Germain no Parque dos Príncipes, após quatro anos no clube francês.

"Cheguei como um rei e estou saindo como uma lenda", escreveu o jogador no Twitter.

Ibrahimovic também revelou que o duelo de amanhã contra o Nantes será seu "último jogo no Parque dos Príncipes", estádio ao qual chegou em 2012, livre de contrato, vindo do Milan.

O contrato do jogador sueco, de 34 anos, termina no final da atual temporada e sua continuidade era uma das grandes dúvidas do futebol francês.

O clube se debatia entre a renovação de seus vínculos com o jogador e em abrir a porta para a chegada de uma nova estrela, que serviria de base para o projeto de futuro da equipe, com o objetivo claro de ganhar a Liga dos Campeões.

O primeiro argumento se baseava no fato de que Ibrahimovic continua sendo o maior ativo do clube, escolhido no fim de semana passado como o melhor jogador do Campeonato Francês, principal artilheiro e líder indiscutível da equipe dentro e fora do campo.

Mas os favoráveis a sua saída vaticinavam que, a seus 34 anos, o sueco já não é um homem de futuro e que, apesar de sua qualidade e liderança indiscutíveis, mostrou seus limites na principal competição continental, onde nunca se mostrou decisivo nos jogos-chave.

Muitos o responsabilizam pelo Paris Saint-Germain não ter dado na Europa o salto decisivo que faria o clube, que é propriedade de um fundo de investimentos do Catar, superasse as quartas de final da Liga dos Campeões.

Ibra deixa o conjunto parisiense com uma coleção de títulos impressionante: quatro Campeonatos Franceses (2013, 2014, 2015 e 2016), duas Taças da Liga (2015 e 2016) e uma Copa da França (2015), à qual pode somar uma segunda, na final que será disputada contra o Olympique de Marselha, no próximo dia 21, naquele que será seu último jogo com a camisa do Paris Saint-Germain.

Além disso, o craque sueco ocupa o topo da artilharia do Campeonato Francês pelo terceiro ano consecutivo.

Um dado revela sua qualidade: nove títulos de campeonatos nacionais nas dez últimas temporadas, com Inter de Milão (2007, 2008 e 2009), Barcelona (2010), Milan (2011) e Paris Saint-Germain, além de outros dois títulos nacionais com o Ajax, da Holanda (2002 e 2004).

No entanto, Ibra não possui nenhum título europeu relevante, além do Mundial de Clubes e da Supercopa da Europa que ganhou com o Barça.

O jogador não deu pistas sobre qual será seu destino após sua saída do clube francês, mas diversos veículos de imprensa o colocam na liga de futebol dos Estados Unidos.

Sem sua principal estrela, o Paris Saint-Germain será obrigado a fazer uma contratação de peso para a próxima temporada.

Nesse sentido, o jornal "L'Équipe" indicou em sua edição de hoje que o clube francês quer comprar o atacante francês do Atlético de Madrid, Antoine Griezmann.

Aos 25 anos, o atacante do clube espanhol parece uma presa mais fácil para os proprietários cataris que outras grandes estrelas que foram cogitadas na equipe, como o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, ou o brasileiro Neymar, do Barcelona, segundo a publicação francesa.

O preço de Griezmann estaria em torno de 70 milhões de euros, segundo o "L'Équipe", que afirma que o clube já fez os contatos com os agentes do jogador para estudar a possibilidade de comprá-lo.

Outra consequência direta da saída de Ibrahimovic será a permanência do atacante uruguaio Edinson Cavani, apesar de o mesmo ter mostrado intenção de deixar o clube francês.